‘Que as crianças possam nascer, ser bem acolhidas e crescer em sabedoria, idade e graça’

Afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer em seu programa diário na rádio 9 de Julho

Foto: Fernando Arthur/O SÃO PAULO

Em 28 de dezembro, a Igreja celebra a festa dos santos mártires inocentes, em alusão às crianças de até 2 anos de idade que foram assassinadas em Belém a mando de Herodes quando ele soube do nascimento do Menino Jesus, a quem as profecias anunciavam como o Messias e novo Rei de Israel.

Ao comentar esta memória litúrgica no programa Encontro com o Pastor, da rádio 9 de Julho, na quinta-feira, 28, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou que também nos dias atuais muitas crianças são vítimas de diferentes situações pelas quais têm suas vidas ceifadas.

“Ainda hoje, tantos mártires inocentes continuam a ser mortos nas guerras, nos massacres ou no ventre de suas mães em decorrência dos tantos abortos que se fazem. Outros ainda são mortos pela fome, pelo descuido e pela indiferença humana”, comentou o Arcebispo Metropolitano. “Infelizmente, esta é uma triste história que continuamos a viver”, lamentou.

Dom Odilo exortou os fiéis a rezarem por todas as crianças do mundo: “Que as crianças possam nascer, ser bem acolhidas e crescer em sabedoria, idade e graça, como o Menino Jesus. Neste dia dos santos mártires inocentes, lembremos de todas as crianças e peçamos a Deus por elas. Que Ele as sustente, bem como a seus pais, suas famílias, para que possam crescer como toda criança merece: com saúde, sendo bem cuidada, livre de perigos e brincando alegremente”.

ORIGENS DESTA FESTA LITÚRGICA

Desde os primeiros séculos, a Igreja venera como mártires as crianças inocentes que foram assassinadas por Herodes. Tendo elas perdido a vida logo depois da vinda de Cristo ao mundo, sua memória ocorre próxima à celebração do Natal. Por desejo do Papa Pio V, tal celebração foi elevada a festa litúrgica.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários