‘Que Deus abençoe os jovens que se preparam para o matrimônio e proteja todas as famílias’

‘Que Deus abençoe os jovens que se preparam para o matrimônio e proteja todas as famílias’
Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da sexta-feira, 4, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou o sentido sobrenatural do casamento e a importância do cultivo da fé no âmbito familiar.

A Eucaristia, celebrada na residência do Arcebispo de São Paulo, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo destacou que esta é a primeira sexta-feira do mês, dia dedicado à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, cuja solenidade será celebrada  no próximo dia 11. Ele recordou, ainda, que o mês de junho é marcada por muitas comemorações religiosas, como s santos juninos, Santo Antônio, são João Batista e São Pedro, e, para os brasileiros, há, ainda a celebração de São José de Anchieta, no dia 9.

“Neste mês, aproveitemos para aprofundar o conhecimento da vida dos santos de nossa devoção porque, se desvinculamos a devoção com suas vidas, corremos o risco de criar mitos. Os nossos santos não são mitos. São pessoas históricas, que viveram entre nós, realizaram obras que continuam a frutificar”, salientou o Arcebispo.

A bênção dos pais

A primeira leitura (Tb 11,5-17) narra a história de Tobit e sua família e mostra o retorno de seu filho, Tobias, acompanhado de sua noiva Sara, que é introduzida na casa de Tobit e Ana para receberem a benção nupcial, conforme o costume judaico da época.

“A bênção do pai de Tobias é muito bonita e mostra uma tradição familiar presente em muitos lares atuais. Seria uma pena se isso se perdesse”, afirmou Dom Odilo, ressaltando o valor da bênção dos pais sobre os filhos, dos momentos de oração e família antes das refeições ou quando, juntos, vão à Igreja. “São momentos em que os pais transmitem a herança espiritual da fé, da esperança  da caridade”.

Casamento

O Cardeal Scherer lamentou que, na atualidade, o casamento tenha sido resumido por muitas pessoas a apenas um evento social e comercial, perdendo a dimensão familiar e o âmbito da fé.

“Peçamos a Deus que abençoe os jovens que se preparam para o Matrimônio com reta intenção e vontade de construir um lar segundo a vontade de Deus. Que o Senhor abençoe os que já se casaram, para que perseverem. Que Deus abençoe todas as famílias, para superem suas dificuldades cotidianas”, concluiu Dom Odilo

Deixe um comentário