‘Que Deus abençoe os jovens que se preparam para o matrimônio e proteja todas as famílias’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da sexta-feira, 4, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou o sentido sobrenatural do casamento e a importância do cultivo da fé no âmbito familiar.

A Eucaristia, celebrada na residência do Arcebispo de São Paulo, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo destacou que esta é a primeira sexta-feira do mês, dia dedicado à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, cuja solenidade será celebrada  no próximo dia 11. Ele recordou, ainda, que o mês de junho é marcada por muitas comemorações religiosas, como s santos juninos, Santo Antônio, são João Batista e São Pedro, e, para os brasileiros, há, ainda a celebração de São José de Anchieta, no dia 9.

“Neste mês, aproveitemos para aprofundar o conhecimento da vida dos santos de nossa devoção porque, se desvinculamos a devoção com suas vidas, corremos o risco de criar mitos. Os nossos santos não são mitos. São pessoas históricas, que viveram entre nós, realizaram obras que continuam a frutificar”, salientou o Arcebispo.

A bênção dos pais

A primeira leitura (Tb 11,5-17) narra a história de Tobit e sua família e mostra o retorno de seu filho, Tobias, acompanhado de sua noiva Sara, que é introduzida na casa de Tobit e Ana para receberem a benção nupcial, conforme o costume judaico da época.

“A bênção do pai de Tobias é muito bonita e mostra uma tradição familiar presente em muitos lares atuais. Seria uma pena se isso se perdesse”, afirmou Dom Odilo, ressaltando o valor da bênção dos pais sobre os filhos, dos momentos de oração e família antes das refeições ou quando, juntos, vão à Igreja. “São momentos em que os pais transmitem a herança espiritual da fé, da esperança  da caridade”.

Casamento

O Cardeal Scherer lamentou que, na atualidade, o casamento tenha sido resumido por muitas pessoas a apenas um evento social e comercial, perdendo a dimensão familiar e o âmbito da fé.

“Peçamos a Deus que abençoe os jovens que se preparam para o Matrimônio com reta intenção e vontade de construir um lar segundo a vontade de Deus. Que o Senhor abençoe os que já se casaram, para que perseverem. Que Deus abençoe todas as famílias, para superem suas dificuldades cotidianas”, concluiu Dom Odilo

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter