‘Que Deus nos ajude agir com generosidade, especialmente para com os mais necessitados’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa celebrada na manhã da quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer meditou sobre o sentido sobrenatural da caridade e da ajuda ao próximo.

A Eucaristia, celebrada na capela da residência do Arcebispo de São Paulo, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na primeira leitura (2Cor 9,6-11), São Paulo apresenta aos coríntios as motivações para despertar a generosidade para ajudar aos irmãos mais pobres da comunidade de Jerusalém. 

“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”, escreve o Apóstolo, ressaltando que Deus “ama quem dá com alegria”.

Esmola

No Evangelho do dia (Mt 6,1-6.16-18), Jesus também aborda esse tema e alerta aos discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus”.

Nesse sentido, o Senhor aconselha que a prática da caridade não deve ser feita de maneira hipócrita, chamando a atenção de todos em busca dos elogios das pessoas. “Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”, diz Jesus.

“Talvez seja um pensamento egoísta pensar que doamos algo para que Deus nos recompense. Isso é promessa de Deus. Portanto, é justo e correto que esperemos o que Ele nos promete”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

“Que Deus nos ajude a sempre agir com generosidade em nossas relações com os outros, especialmente para com os mais necessitados”, concluiu o Cardeal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários