‘Que nossa oração seja sempre mais inspirada na oração de Jesus’

Na missa desta quinta-feira, 18, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, refletiu sobre a essência da oração cristã, ensinada pelo próprio Jesus.

A Eucaristia foi presidida por Dom Odilo e concelebrada por seu secretário, Padre Maércio Ângelo Pissinatti Filho, na capela de sua residência, na região central da capital paulista, e transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho dos dia (Mt 6,7-15), Jesus ensina aos discípulos oração do Pai-nosso. Ao comentar esse trecho, Dom Odilo ressaltou que mais do que uma fórmula a ser repetida, essa oração é expressa a atitude que o cristão deve ter diante de Deus ao orar, diferentemente do modo como se rezavam os fariseus naquele tempo.  

FILHOS DE DEUS

A primeira atitude fundamental destaca pela oração do Senhor é se colocar como filhos diante do Pai. “Reconhecer Deus como um Pai interessado por nós e expressar o interesse por aquilo que é de Deus, por isso a oração começa louvando a Deus, ‘santificado seja o teu nome’, ‘venha o teu reino’”, destacou o Cardeal, na homilia.

Em seguida, manifesta-se o desejo que seja feita a vontade divina. “Que a vontade de Deus se faça é o maior bem para nós, que se manifesta nos mandamentos, na criação, na ordem da natureza e das coisas, e na nossa consciência”, afirmou Dom Odilo.

Na segunda parte da oração, manifesta-se as necessidades: o alimento de cada dia e tudo o que é fundamental para viver bem neste mundo, o perdão das ofensas cometidas, o auxílio de Deus para vencer as tentações e que os liberte do mal.

MODELO DE ORAÇÃO

O Arcebispo reiterou que ao ensinar o Pai-nosso, não significa que só se deve rezar essa oração as todas as nossas orações devem se orientar segundo essa postura fundamental que se dá no Pai-nosso”, disse.

“Nosso Deus não precisa de gritaria, de um palavreado, a oração do cristão deve ser serena, que brota da atitude do filho. Que nossa oração seja sempre mais inspirada na oração de Jesus”, concluiu.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No fim da missa, Dom Odilo recordou que nesta sexta-feira, 19, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e, nessa data, também comemora-se o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

“Rezem pelos seus padres, pelos sacerdotes que vocês conhecem, por todos os padres de nossa Arquidiocese e também pelas vocações sacerdotais, para que não faltem na Igreja aqueles que continuam a missão de Jesus Cristo, pastor, sacerdote, anunciador da Palavra de Deus”, exortou o Cardeal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários