‘Que o Espírito Santo assista e conduza o papa em sua missão de sucessor de Pedro’

Cardeal Odilo Pedro Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da sexta-feira, 21, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou a missão confiada por Cristo a São Pedro diante da sua manifestação humilde de amor pelo Senhor.

A Eucaristia, celebrada na capela da residência arquiepiscopal, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Evangelho do dia (Jo 21,15-19) narra o diálogo de Jesus ressuscitado com São Pedro, a quem lhe indaga três vezes sobre o seu amor por ele. A tríplice declaração do apóstolo faz referência à ocasião em que o mesmo havia negado o Senhor três vezes, após sua condenação.

“Pedro não nega o seu amor, ao contrário, afirma-o com toda a humildade”, ressaltou Dom Odilo na homilia, lembrando que ao afirmar seu amor pela terceira vez, lembra da negação feita anteriormente e acrescenta: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo”.

Apascentar o rebanho

O Cardeal acrescentou que, diante do reconhecimento humilde de seu amor, recebe do Senhor a confirmação da sua missão: “Apascenta as minhas ovelhas”.

“Jesus Bom Pastor transmite para Pedro a missão de pastorear seu rebanho como pastor da Igreja”, afirmou o Arcebispo, completando que, após dizer essas palavras, Cristo o convida: “Segue-me”, assim como fez em seu primeiro encontro, na pescaria milagrosa em Tiberíades.

“A missão de Pedro é confirmada por Jesus, que lhe confia o cuidado das ovelhas… é inegável que Jesus confiou a Pedro uma missão maior de zelar especialmente pelo rebanho de Cristo”, sublinhou Dom Odilo, lembrando que a missão de Pedro perdura na Igreja por meio de seus sucessores, os papas, que continuaram ao longo da história a missão de serem aqueles que edificam a Igreja mediante testemunho da Palavra e da fé.

Confirmar na fé

“Pedro também recebeu o chamado para confirmar os irmãos na fé… Isso tem a ver com aquilo que temos na Igreja como o magistério do Papa que, quando fala, confirma o caminho da fé, da vida cristã e da Igreja e, portanto, deve ser ouvido e obedecido por todos nós”, salientou o Cardeal.

Por fim, Dom Odilo pediu: “Que o Espírito Santo assista e conduza o papa em sua missão de sucessor do apóstolo Pedro… para que o rebanho de Cristo possa ser conduzido pelos caminhos do Evangelho com segurança e sem erro”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários