‘Que o Espírito Santo renove em nós a disposição de viver a vontade de Deus’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa da segunda-feira da 7ª semana da Páscoa, 17, aproximando-se da Solenidade de Pentecostes.

 A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho do dia (Jo 16,29-33), Jesus continua o discurso feito no contexto da última ceia e diz aos apóstolos que eles o abandonarão se dispersarão no momento de sua paixão e acrescenta: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.  

“Mesmo que não estejamos rodeados de pessoas, tenhamos a certeza que nunca estamos sós. O Papa recordou recentemente que quem reza nunca está sozinho, porque está com Deus e com a Igreja, a comunidade que reza, mesmo que não esteja visivelmente presente”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

Acolher e corresponder

Na primeira leitura (At 19,1-8), São Paulo invoca o Espírito Santo sobre os efésios, que se tornam uma comunidade fervorosa. “Também assim, o Espírito Santo nos ajuda a viver a nossa vida cristã no dia a dia. Ele, como Jesus prometeu, realiza em nós a sua obra. É o Espírito Santo que move o nosso coração para a que a salvação de Deus seja acolhida e correspondamos a ela”, continuou o Cardeal.

Dom Odilo chamou a atenção para a oração litúrgica do dia que resume, de alguma forma, a vida cristã: “Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa”.

“Acolher a vontade de Deus, realizá-la e corresponder a ela com uma vida santa. Esta é a síntese da vida cristã. E isso se faz graças a ação do Espírito Santo”, enfatizou o Arcebispo, recordando que a vontade divina se manifesta de diversas formas na vida e na história humana, sobretudo, quando se busca viver os mandamentos, as virtudes e uma vida reta.

“Que o Espírito Santo renove em nós a disposição de viver conforme a vontade de Deus por meio de uma vida santa”, concluiu o Cardeal. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários