‘Que Santa Teresa de Jesus nos ajude a seguir o caminho da santidade e da perfeição’

450

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta quinta-feira, 15, memória de Santa Teresa de Jesus, religiosa e doutora da Igreja.

A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.  

Nascida em Ávila, na Espanha, em 1515, Teresa, ingressou na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem sofreu muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582.

Nesta data, também se comemora o Dia dos Professores. Por isso, Dom Odilo celebrou a eucaristia na intenção desses profissionais da educação, recordando que este foi um ano difícil, com escolas fechadas devido à pandemia, mas marcado pelo grande esforço de continuarem o trabalho à distância.

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o trecho da primeira leitura (Ef 1,1-10), na qual São Paulo se dirige a comunidade por ele fundada em Éfeso, na Ásia Menor, hoje, território da Turquia.

No início de sua carta aos efésios, o Apóstolo reflete sobre o mistério de Cristo e da Igreja, a redenção da humanidade e o plano divino da salvação.

“Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado”, escreveu São Paulo.   

Em seguida, o Arcebispo meditou sobre a vida e o exemplo de Santa Teresa e destacou o diz a oração litúrgica do dia: “Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade”.

“Este caminho da santidade é para todos”, afirmou o Dom Odilo, reforçando que Santa Teresa inspira todos a se perguntarem sobre o sentido de suas buscas, em uma época marcada pela busca daquilo que é passageiro, efêmero, que satisfazem apenas o momento presente. “O que realmente buscamos? O que é aquilo que pode satisfazer a nossa sede?”, indagou.

“Que Santa Teresa de Jesus nos ajude a seguir os caminhos do Evangelho, da santidade e da perfeição”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários