‘Quem ouve a palavra de Deus tem alegria e paz no coração’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 5, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória de São Bonifácio, bispos nascido na Inglaterra por volta do ano 673, responsável pela evangelização na região da Alemanha , sendo martirizado por pagãos em 754.

ALEGRIA DO EVANGELHO

Dom Odilo iniciou a homilia destacando o trecho final do Evangelho do dia (Mc 12,35-37), no qual o evangelista diz que uma grande multidão escutava Jesus com prazer.

“O povo tinha alegria quando ouvia a Palavra de Deus”, ressaltou o Cardeal, recordando que tudo aquilo que vem de Deus provocam bons pensamentos e sentimentos. “Se somos movidos por pensamentos e coisas ruins e maldosas, tenhamos a certeza que isso não vem de Deus, pois o que vem dele traz alegria”, acrescentou.  

O Arcebispo destacou, ainda, o refrão do Salmo 118, que diz: “Os que amam vossa lei têm grande paz”. “A lei de Deus é os mandamentos e tudo aquilo que procede dele. Quando fazemos algo ruim não temos paz”, comentou Dom Odilo.

FIRMES NAS PERSEGUIÇÕES

Sobre a primeira leitura (2Tm 3,10-17), o Cardeal ressaltou que essa carta é praticamente um testamento de São Paulo, já na prisão, aguardando sua condenação à morte. O apóstolo recorda as muitas perseguições e sofrimentos que suportou e afirmou: “Mas de todas elas o Senhor me livrou”.

Em seguida, Paulo exorta a todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo serão perseguidos. “Ele os aconselha a não ter medo das dificuldades e não desanimem nem se deixem abater, pois a recompensa será grande”, afirmou Dom Odilo.

Por fim, o apóstolos faz uma referencia ao valor da Sagrada Escritura, recordando que ela é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra”.

CORPUS CHRISTI

Na conclusão da missa, o Cardeal Scherer recordou que no próximo dia 11 a igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). No entanto, devido à pandemia de COVID-19, não haverá celebrações com a presença de fiéis para que sejam evitadas aglomerações.

Porém, o Arcebispo afirmou que não há impedimento para que os sacerdote saiam pelas ruas com o Santíssimo Sacramento para abençoar os fiéis. Dom Odilo recomendou, ainda,  aos fiéis que participem, de suas casas, do tríduo preparatório para a solenidade e acompanhem pelas mídias digitais os vários momentos eucarísticos que as paróquias realizarão nesse dias.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários