Refugiados, migrantes e apátridas participarão das conferências locais livres da Caritas em SP

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Com o objetivo de se debater e construir, coletivamente, propostas que beneficiem refugiados, migrantes e apátridas, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) promove as Conferências Livres Locais, que estão sendo organizadas pela entidade no âmbito da II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR), na cidade de São Paulo. 

A CASP convida pessoas refugiadas, migrantes, apátridas e demais interessados a participarem das duas conferências que serão realizadas em fevereiro e março. 

A primeira acontecerá no dia 24 de fevereiro, no Centro Pastoral São José, no Belém, zona leste da capital, com o tema “A Moradia como um Direito Social: discutindo questões habitacionais com refugiadas, refugiados e migrantes no município de São Paulo”. 

Já a segunda conferência, que tem como tema “Discutindo integração e saúde mental com refugiados, refugiadas e migrantes na zona leste de São Paulo”, será realizada em 2 de março, e está sendo organizada pela CASP em parceira com a Associação Comunitária São Mateus (ASCOM), e será realizada no Centro Temporário de Acolhimento São Mateus. 

TROCA DE IMPRESSÕES

Em seus 55 anos, a Caritas Arquidiocesana têm dedicado grande parte deles a acolher, proteger e orientar pessoas em situação de refúgio, e aquelas em situação de vulnerabilidade social na capital paulista. A CASP também atua ativamente na construção de políticas públicas para refugiados, migrantes e apátridas em todas as esferas públicas. 

“O trabalho que vem sendo desempenhado pela CASP é orientado a partir das demandas das pessoas refugiadas e migrantes que nos procuram diariamente. Por isso, a participação ativa de cada uma delas nas Conferências é de extrema importância”, pontuou Victor Felix, analista de informações do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados (SAOR).

Victor lembrou que as Conferências Livres Locais servem para as pessoas refugiadas, migrantes e apátridas trocarem impressões entre si para que, juntas, construam e enviem propostas de políticas públicas ao Governo Federal. “É a oportunidade de se debater e construir, coletivamente, propostas que beneficiem a todos e todas. Por isso, queremos motivá-los e motivá-las a participarem ativamente das Conferências para que sejam os e as protagonistas desses espaços e, consequentemente, da formulação da política migratória brasileira”, enfatizou.

De cada Conferência sairão até três propostas por eixo temático, as quais serão enviadas ao Governo Federal para discussão na COMIGRAR, que acontecerá presencialmente em Foz do Iguaçu (PR), de 7 a 9 de junho, e tem como objetivos aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia; propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas; promover a participação social e política e fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema. 

CONFERÊNCIAS LOCAIS LIVRES DA CARITAS ARQUIDIOCESANA DE SÃO PAULO

PRIMEIRA CONFERÊNCIA
“A Moradia como um Direito Social: discutindo questões habitacionais com refugiadas, refugiados e migrantes no município de São Paulo”
Data: 24 de fevereiro
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366 – Belenzinho – próximo da estação Belém do metrô)
Organização: Cáritas Arquidiocesana de São Paulo
Inscrições: As inscrições podem ser feitas por meio do formulário ou no local 

SEGUNDA CONFERÊNCIA
“Discutindo integração e saúde mental com refugiadas, refugiados e migrantes na zona leste de São Paulo”
Data: 02 de março
Horário: das 08h às 18h
Local: Centro Temporário de Acolhimento CTA São Mateus (Avenida Sapopemba, 13.483 – Jardim Adutora – 120m da estação São Mateus do monotrilho)
Organização: Caritas Arquidiocesana de São Paulo e Associação Comunitária São Mateus
Inscrições: As inscrições podem ser feitas no local. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários