Região Lapa realiza Semana de Animação Bíblico-Catequética

Reprodução da Internet

A Pastoral da Animação Bíblico-Catequética da Região Episcopal Lapa realizou, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a Semana de Animação Bíblico-Catequética, que teve a participação, a cada noite, de aproximadamente 70 pessoas, on-line.

O tema central tratado foi o “Diretório dos Sacramentos – um novo olhar: Teológico – Bíblico – Pastoral”, com a coordenação do Padre Geraldo Pereira e a participação dos assessores Padre Silvio Oliveira, Padre Thiago Faccini Paro e Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa.

O objetivo dessa semana catequética foi revisitar o Diretório dos Sacramentos e propor uma reflexão à comunidade e conduzir os catequistas a trabalhar conjuntamente.

Padre Geraldo destacou que “cada sacramento é um encontro real, fortíssimo da presença do Senhor Jesus; é um marco na vida das pessoas, sinal da nossa fé. O Diretório dos Sacramentos tem sempre uma reflexão teológica e depois uma proposta para aplicar o sacramento na prática, ou seja, uma orientação pastoral”. Além disso, comentou que, antes de receber um sacramento, é preciso haver boa preparação do fiel, para que o receba como sinal de amor a Jesus e resposta ao chamado para ser discípulo e missionário.

“A dimensão bíblico-catequética na Região Episcopal Lapa tem uma preocupação com a ação evangelizadora destinada ao povo de Deus. Depois de muitos estudos e olhando a realidade, observamos que falta uma ação conjunta de trabalho pastoral. Nesse sentido, nasceu o desejo de revisitar o Diretório dos Sacramentos, pois muitos catequistas ainda não o conhecem, apesar de estar na segunda edição. Algumas coisas precisam ser atualizadas, ter uma linha comum também na orientação e realização dos sacramentos que nos levam a contemplar o mistério de Cristo”, comentou Dom José Benedito.

(Por Benigno Naveira – Colaborador de comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários