Reuniões do clero e do CRP ressaltam a necessidade de motivação da juventude

Centro de Pastoral da Região Sé

O início do mês de março foi marcado por duas reuniões importantes no âmbito da Região Episcopal Sé. Com pautas comuns a ambas, a primeira delas ocorreu na Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, no dia 8, e reuniu o clero atuante na Região. No dia seguinte, 9, a reunião, foi com os membros do Conselho Regional de Pastoral (CRP), na Cúria Regional.

As duas reuniões foram presididas por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, e contaram com o apoio do Cônego José Arnaldo Juliano dos Santos, Coordenador Regional de Pastoral, que expôs alguns detalhes a respeito de um dos temas tratados na ocasião: a retomada dos trabalhos do sínodo arquidiocesano, que requer o envolvimento e a contribuição de todos para a realização da próxima etapa prevista no crono- grama de atividades, a pré-assembleia.

Em seguida, com a assessoria do Padre Vandro Pisaneschi, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, em Pinheiros, o segundo tema abordado nas duas reuniões foi a necessidade de se estimular o retorno dos jovens às atividades presenciais da Igreja, de maneira a contar novamente com a sua participação efetiva. Para tanto, ele se baseou na exortação apostólica pós-sinodal Christus vivit, do Papa Francisco, que retrata o jovem no âmbito da Igreja e como engajá-lo nas paróquias. O documento aponta a necessidade de não rotulá-lo; de aceitar suas mais variadas realidades; de haver maior abertura dos demais grupos e pastorais presentes nas paróquias, a fim de acolhê-lo e proporcionar-lhe maior es- paço de participação; e a necessidade do uso de uma linguagem que seja ideal ao público juvenil.

Após a explanação, em ambas as reuniões se formaram grupos de trabalho para acolher sugestões e apresentar propostas de como fomentar a volta e o engajamento da juventude na Igreja. Na reunião do CRP, algumas delas foram destacadas por Dom Carlos Lema Garcia: identificar lideranças entre os jovens a fim de se criar grupos de jovens e, assim, preparar novas lideranças para um futuro próximo; motivá-los a participar das atividades pro- postas para a Campanha da Fraternidade deste ano, como catequese e trabalhos em que se possa aproveitar seu conhecimento do mundo digital e colocá-lo a serviço da evangelização, entre outras.

Ao término da reunião do clero, houve a comemoração dos 70 anos de sacerdócio do Padre Vitor Bertoli, Pároco da Paróquia Bom Jesus dos Passos, Setor Pinheiros. Ambas as reuniões foram concluídas com a bênção de Dom Carlos Lema Garcia.

Centro de Pastoral da Região Sé

Deixe um comentário