Termina no domingo, 21, no Pro Magno – Centro de Eventos a 16a edição da ExpoCatólica, a maior feira de produtos e serviços do segmento católico da América Latina. A entrada é gratuita e o evento prossegue até às 17h.
Na Feira, sacerdotes de diferentes idades realizaram o lançamento de livros, alguns dos quais destacamos a seguir.
PADRE ANDERSON GOMES – ‘A JORNADA – ÁGUAS PROFUNDAS’

No estande da Angelus Editora, Padre Anderson Gomes, especialista em Comunicação Social e mestre em Teologia Patrística e História da Teologia, lançou o primeiro livro da trilogia “A Jornada – Águas profundas”, um romance voltado ao público mais jovem e que narra a história de conversão de um personagem, o jovem Diego, que se preparava para ir à Jornada Mundial da Juventude, e nesse processo se depara com muitos questionamentos sobre a fé católica.
Em entrevista ao O SÃO PAULO, o autor contra que a pesquisa e a produção do livro levaram cerca de cinco anos e o propósito e fazer com que católicos e não católicos tenham contato com as riquezas da fé cristã. “A Teologia é apresentada de forma suave ao longo do livro, mas sem deixar de ser profunda”, assegurou, destacando, ainda que a narrativa há drama e suspense, que ajuda a prender a atenção dos jovens.
Não há uma data para o lançamento do segundo livro trilogia, embora o autor já esteja sendo “cobrado” por isso. “Estão me colocando na parede para saber quando virá o próximo. Quem começa a ler diz que não consegue parar, é isso o que mais eu tenho ouvido falar”, afirmou.
PADRE BRUNO COSTA – ‘GRATIDÃO GERA MILAGRES’
Um dos lançamentos apresentados pela editora Canção Nova na ExpoCatólica é o livro “Gratidão gera milagres”, de autoria do Padre Bruno Costa.
O Sacerdote afirma que o livro é destinado para todos os que creem em Deus. “Quando eu terminei de escrever esse livro, eu me lembro muito bem que eu tive um sonho: o Senhor colocava no meu coração que ele precisava ser um livro para que a pessoa lesse em uma hora, e ela tivesse o desejo de sempre estar relendo, eu tenho tido muitos testemunhos neste contexto”, comentou em entrevista à rádio 9 de Julho.
Padre Bruno disse ainda que é fundamental que o cristão sempre cultive a gratidão a Deus, mesmo diante das dificuldades. “Nós temos que agradecer a Deus sempre, pois a murmuração é o louvor a Satanás, então nós não podemos murmurar, temos, sim, que ter um coração grato, e quando agradecemos, mesmo em meio a tantas situações, nos fortalecemos, porque a própria Palavra diz que a alegria do Senhor é a nossa força”.
DOM EDSON ORIOLO – ‘CELEBRANDO A VIDA EM FAMÍLA’
‘Celebrando a Vida em Família’ é o livro que Dom Edson Oriolo, Bispo de Leopoldina (MG) lançou na ExpoCatólica deste ano, por meio da Paulus Editora.
“A família é dom de Deus, é Santuário da vida. Nela, adquirimos nosso caráter, nossa personalidade. Por outro lado, porém, quando nós olhamos a realidade das famílias, percebemos um descompasso com isso que a Igreja anuncia e a realidade. E foi nesse sentido, com os desafios da própria família e para valorizar a própria instituição, que eu resolvi criar algumas celebrações para que as famílias possam rezar juntamente com aquelas pessoas queridas”, comentou à rádio 9 de Julho, mencionado ocasiões em que a família é chamada a se unir em oração, como quando nasceu uma criança, há alguém doente ou desempregado.
Nesse sentido, o livro é como uma espécie de direção para orações a ser feitas em família em diferentes momentos. “São textos que colocam uma introdução, há algumas preces, um momento da Palavra de Deus e um momento da família partilhar as coisas e a própria vida, para que não haja um descompasso entre aquilo que a Igreja anuncia com a realidade familiar”.
O Bispo recordou, ainda, que neste 3o Ano Vocacional do Brasil, toda a Igreja e a sociedade é chamada a também reza para vocação da família: “Pertencer a família ou estar numa família, ou ser de uma família, é um grande dom, um grande presente de Deus. Temos que valorizar essas pessoas queridas que Deus coloca em nossas vidas, e continuar cada vez mais a nossa missão”.
PADRE ZEZINHO – ‘ESPIRITUALIDADE CONCILIADORA’
Aos 81 anos de idade, Padre Zezinho continua a celebrar a Palavra diariamente e difundir os valores cristãos também pelos meios de comunicação e obras literárias.
Na ExpoCatólica, ele pode ser abraçado por pessoas de diferentes gerações que ele ajudou a evangelizar e lançou mais um livro: “Espiritualidade Conciliadora”, pela editora SCJ, mantida pelos sacerdotes Dehonianos.
“Desde João Paulo II, os papas tem insistido no diálogo; pastoral do diálogo, espiritualidade do diálogo, e Papa Francisco está insistindo o tempo todo, e é claro que não há Igreja sem diálogo. Por isso, tudo aquilo que nós fizemos, escrevendo, falando, mostrando na emissora, tem que passar pelo diálogo. E um país que não dialoga, vai se dar mal. Vai e dar bem se dialogar, por isso que estamos trabalhando forte no diálogo, na espiritualidade do diálogo, com este livro”, disse em entrevista.
PADRE MARLON MÚCIO – ‘O QUE FAZER COM OS LIMÕES QUE A VIDA TE DÁ?
Certamente, poucas pessoas sabem responder também à pergunta deste livro, quanto o próprio autor: Padre Márlon Múcio tem uma doença genética neurodegenerativa raríssima, a Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD). Recorrentemente tem severas complicações de saúde, mas oferta todo o seu sofrimento para a glória de Deus.
Na tarde do sábado, 20, ele não escondeu a alegria na sessão de autógrafos do lançamento do livro no estande da livraria Loyola: “Depois de três anos sem sair da cama, sem sair de casa, o bom Deus me permite estar aqui. Pra mim é um sonho estar aqui”, disse o Padre, fundador da Missão Sede Santos, em suas redes sociais.
O Sacerdote também manifestou a satisfação em ser cumprimentado por Dom Odilo Scherer na ocasião.
(Colaboraram: Cleide Barbosa e Karen Enfrosino)