Dom Odilo: ‘São Gregório Magno assumiu as dores do povo’

Estátua de São Gregório Magno, na Igreja de Sant’Andrea al Celio, em Roma (reprodução da internet)

Durante a edição do programa “Encontro com o Pastor”, na rádio 9 de Julho, na tarde da sexta-feira, 3, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou o exemplo de São Gregório Magno, cuja memória litúrgica é comemorada nessa data.

Dom Odilo recordou que este Santo foi Pontífice romano entre os anos 590 e 604, em um período conturbado da história da Europa, com a invasão dos povos bárbaros, que causaram muitos sofrimentos à população. “São Gregório Magno resolveu assumir as dores do povo e cuidar dele em todos os sentidos, também na segurança, na alimentação, na saúde… ”, destacou.

O Arcebispo de São Paulo lembrou, ainda, que esse Pontífice também foi um  grande teólogo e reformador da Igreja, dando especial atenção para  a liturgia e para a formação clero, tornando-se um grande pastor da Igreja e, por isso, “Magno”, grande.

A partir do exemplo de São Gregório, o Cardeal Scherer sublinhou que os pastores têm a missão de santificar o povo de Deus sem deixar de reconhecer as situações que afligem o rebanho, como a fome, a falta de saúde, o abandono. Nesse sentido, a Igreja é chamada a praticar a caridade social, especialmente em favor dos mais pobres e, igualmente, cobrar dos governantes que cumpram com o seu dever perante a sociedade.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA ‘ENCONTRO COM O PASTOR’

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários