
Além das Eucaristias nas paróquias, foram celebradas 37 missas nos seis cemitérios localizados no território de abrangência da Região Sé: da Consolação; do Araçá; São Paulo; Vila Mariana; da Irmandade do Santíssimo Sacramento; e da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.
Várias paróquias e suas pastorais foram responsáveis pela organização da liturgia das missas, acolhida, cantos e orações, bem como as congregações e novas comunidades.
Mais de 35 padres se revezaram, praticamente de hora em hora, tanto para presidir as celebrações nos cemitérios quanto para o atendimento de Confissões.

“Celebrar no Cemitério da Consolação em memória daqueles que já partiram para a eternidade foi celebrar a saudade e a esperança! Saudade pela ausência física e esperança na vida eterna, no céu!”, afirmou o Padre Gilberto Duarte, da Comunidade Canção Nova.
Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu missas nos Cemitérios do Araçá, da Consolação e da Ordem Terceira do Carmo, e também na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas, Setor Bom Retiro. Já Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, presidiu uma das missas no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

As pessoas que visitaram os cemitérios puderam vivenciar momentos de espiritualidade, adoração eucarística, procissão e se confessar. Vários ministros extraordinários da Sagrada Comunhão auxiliaram nas celebrações e membros da Pastoral da Comunicação das paróquias se revezaram para fazer o registro das atividades.
A Pastoral da Escuta esteve em missão em alguns cemitérios, à disposição para escutar e apoiar as pessoas em seu momento de luto, dor e tristeza.
Carmen Lima, voluntária da Pastoral da Escuta, esteve no Cemitério da Consolação. “Chamou-me a atenção os vários voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, identificados com camisetas, que organizavam e ajudavam, inclusive nos cantos. Também havia escutadores de lá. Parece-me que o Dia de Finados e a reflexão da homilia levaram as pessoas a uma revisão da própria vida e da grande mudança de sentido em direção à presença de Deus nelas”, testemunhou.

Por Patrícia Midões e Patricia Coppio
Colaboração especial para a Região Sé