Secretárias paroquiais participam de reunião on-line na Região Belém

Na sexta-feira, 17, por iniciativa da Coordenação e Secretaria de Pastoral da Região Belém, realizou-se o primeiro encontro on-line das secretárias paroquiais, conduzido pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Coordenador Regional de Pastoral; e por Giane Flavigna, Secretária de Pastoral da Região.

Participaram deste primeiro encontro os secretários e secretárias dos Setores Belém, Carrão-Formosa e Tatuapé. Ao todo, 24 paróquias e tiveram a participação de 32 secretários (as).

No primeiro momento de reunião, houve uma partilha de como está sendo enfrentado esse tempo de pandemia, a partir de diversos testemunhos e relatos sobre o difícil momento atual, com situações como o desemprego na família, as dificuldades financeiras e entre outros.

No segundo momento, foi discutido como o serviço de secretariado estava acontecendo no isolamento social. Falou-se, também, sobre o ofício de home office e percebeu-se que a procura por serviços da secretaria ainda é pouco, em decorrência do povo ainda estar com receio de ir presencialmente nas igrejas, e que a busca por serviços on-line é maior. Foi ainda discutido e partilhado sobre as preparações para os sacramentos, para as celebrações, tomando todos os cuidados, e sobre como preparar-se para as celebrações.

Também se falou como as secretarias poderiam trabalhar presencialmente sem o risco de contaminação. A Secretaria de Pastoral repassou a todos as orientações da Arquidiocese de São Paulo e dos órgãos públicos de saúde.

Em um último momento foi pensando de que maneira a Região Episcopal Belém poderia colaborar com o trabalho das secretárias paroquiais. Foram levantados dois aspectos importantes: uma capacitação técnica, já que muitos não haviam trabalhado com as mídias sociais – percebe-se que há a necessidade uma capacitação técnica em termos de uso das redes sociais e equipamentos de tecnologia; e o segundo ponto foi capacitar na dinâmica da Pastoral da Escuta, já que a secretaria paroquial acaba sendo a porta de entrada e de acolhida para aqueles que procuram a igreja. Neste tempo de pandemia, as pessoas continuam angustiadas e procuram ajuda na Igreja.

Este foi o primeiro encontro. Já estão agendados encontros com os outros setores, para colaborarem com o trabalho das secretárias paroquiais.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários