‘Sejamos amigos Deus e anunciemos a sua glória’

(Reprodução da internet)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu na manhã da terça-feira, 24, a missa da festa do apóstolo São Bartolomeu.

A Eucaristia foi celebrada na capela da residência do Arcebispo de São Paulo e foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Também conhecido como Natanael, Bartolomeu nasceu em Caná, na Galileia. Foi o apóstolo São Filipe quem o conduziu a Jesus. Segundo antiga tradição, depois da Ascensão do Senhor, ele  pregou o Evangelho na Índia, onde foi martirizado.

O Evangelho do dia (Jo 1,45-51) narra justamente a ocasião em que Filipe convidou Natanael para ir ao encontro de Jesus. “Natanael dá o passo.  Sai da sua incredulidade, das suas convicções e vai encontrar o Senhor”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

Encontro

O Cardeal ressaltou que esse trecho retrata o itinerário pedagógico da fé e da ação evangelizadora: há sempre aquele que crê e quer comunicar sua experiência aos outros; e também ha aquele que ouve o anúncio e vai ao encontro daquele que foi anunciado.

O texto relata, ainda, que Jesus viu Natanael e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael, por sua vez, perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

O Arcebispo afirmou que a surpresa de saber que era conhecido por Jesus impactou Natanael, que logo respondeu com uma profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

Amizade de Deus

Diante da admiração de Natanael, Jesus anuncia: “Coisas maiores que esta verás!”. “A experiência da fé leva a testemunhar coisas maiores, ver o Filho de Deus em sua glória”, comentou Dom Odilo.

Nesse sentido, o Cardeal completou que a ação evangelizadora não consiste apenas na transmissão de conteúdos, mas em proporcionar a experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo.

Destacando o refrão do salmo responsorial – “Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!” (Sl 144) –, o Arcebispo enfatizou que os verdadeiros evangelizadores são aqueles que cultivam uma autentica amizade com Cristo. “Portanto, sejamos amigos Deus e anunciemos a sua glória”, concluiu.   

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários