‘Sejamos vigilantes e perseverantes na fé’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da quinta-feira, 26, na capela de sua residência, transmitida  pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese,

No Evangelho do dia (Mt 24,42-51), jesus exorta os discípulos à vigilância. “Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”, afirma.

Ao comentar esse trecho, Dom Odilo destacou que Deus vem ao encontro do ser humano não apenas no momento extremo da morte, mas também em situações do decorrer da vida, em meios às provações e dificuldades cotidianas. “São sempre momentos para estarmos atentos, vigilantes, para não perdermos a ocasião do encontro com Deus”, disse.

Servo prudente e fiel

No texto, Jesus também conta a parábola do empregado fiel e prudente a quem o senhor colocou como responsável pelos demais empregados. “Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar”.

“Jesus se refere à atitude da nossa vida, uma contínua condição de vigilância”, enfatizou o Arcebispo, acrescentando que tal vigilância não é motivada por medo de Deus, mas, ao contrário, pelo desejo de estar preparado para acolhê-lo.

Já, na primeira leitura (1Ts 3,7-13), São Paulo exorta os tessalonicenses à perseverança no bem. “O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós”, ressalta o Apóstolo.

O Cardeal Scherer sublinhou que essa perseverança está relacionada à vigilância da qual fala Jesus e é condição para que o cristão alcance o “prêmio da vida eterna […]. Peçamos a Deus  que nos conceda a vigilância constante e a perseverança na fé”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários