‘Só não é perseguido quem acomoda o serviço de Deus ao gosto dos homens’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 10, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

A Eucaristia foi celebrada na intenção de toda a Igreja em São Paulo e por todas as pessoas que sofrem os impactos da pandemia de COVID-19, em especial, os doentes, os profissionais da saúde, os pobres e os falecidos.

SIMPLES E PRUDENTES

No Evangelho do dia (Mt 10,16-23), Jesus fala aos seus discípulos sobre os riscos que eles deverão enfrentar durante a missão e exorta a serem “prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas” alerta.

Contudo, o Senhor ressalta que em meio a essas tribulações, haverá um defensor: “Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”.

“Jesus não promete tranquilidade, mas lhes entrega grandes dons para serem repartidos entre os homens, a Palavra de Deus, a redenção, a grande esperança, a certeza na vida de que não estamos neste mundo sem saber o que fazer ou para onde vamos”, afirmou Dom Odilo, na homilia.  

O Arcebispo ressaltou ainda, que o Evangelho é a boa nova que orienta a vida e aqueles que são enviados a anunciá-lo não devem procurar honrarias, riquezas ou comodidades por meio do serviço de Deus. “Só não é perseguido quem acomoda o serviço de Deus ao gosto dos homens”, sublinhou.

VOLTA PARA O SENHOR

Na primeira leitura (Os 14,2-10), o povo de Deus novamente se vê envolvido pela idolatria e afastado de Deus e, por isso, o profeta Oséias, em nome de Deus, adverte: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor”.

“Deus sempre se volta para seu povo e estende a sua mão”, reforçou o Cardeal, enfatizando que quem se volta para o Senhor novamente revive e fora dele não encontra sentido na vida.

RECOMENDAÇÕES

No fim da celebração, Dom Odilo renovou sua recomendação para que as pessoas se cuidem e evitem sair de casa, pois a disseminação do novo coronavírus ainda não está controlada.

O Arcebispo também lembrou que as igrejas estão, aos poucos, retomando as missas com a participação presencial de um pequeno número de fiéis, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados. Contudo, ele reforçou aos idosos e pessoas consideradas do grupo de risco que permaneçam em casa e acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação.

Nesse sentido, o Cardeal também pediu para que as pessoas continuem unidas espiritualmente a suas comunidades, também as apoiando em suas necessidades, especialmente na promoção da caridade. “Que nossas paróquias possam ser comunidade de fé, oração, caridade e esperança, proclamando que Deus está no meio de nós”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários