Sub-Região São Paulo realiza 4º Encontro Ampliado de Pastorais

Na manhã do sábado, 24, na Cúria Diocesana de Santo Amaro, a Sub-Região São Paulo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu para a realização do 4º Encontro Ampliado de Pastorais.

Foto: Pascom da Região Episcopal Belém

Participaram da atividade os bispos diocesanos, auxiliares e um emérito da Província Eclesiástica de São Paulo (Arquidiocese de São Paulo e as Dioceses de Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Miguel Paulista, Campo Limpo, Osasco, Santos, Santo André e Santo Amaro). Também estiveram os coordenadores diocesanos ou regionais de Pastoral, alguns assessores eclesiásticos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e representantes do laicato.

O encontro foi dirigido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente do Sub-Regional. Colaborou na mediação o Padre Flaviano Walger Schulz, da Diocese de Santo Amaro e Secretário do Sub-Regional.

Após a oração inicial, Dom Odilo que deu boas-vindas a todos e explicou o sentido desse encontro, sua finalidade e natureza. Também falou sobre o importante estado de comunhão entre as dioceses representadas pelos seus bispos, padres, diáconos, religiosos, leigos e leigas.

Na sequência, Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo de Santo André, tratou sobre a temática do Sínodo dos Bispos. O Prelado é um dos representantes brasileiros no Sínodo. Ele apresentou o relatório atual sobre a primeira fase da assembleia do Sínodo, realizada em 2023, e mencionou as propostas para a segunda sessão a ser realizada em outubro de 2024. Ao final houve uma abertura para que todos pudessem dar suas contribuições e duvidas.

Para tratar sobre a Campanha da Fraternidade foi convidado o Padre Antonio Carlos Frizzo, da Diocese de Guarulhos e professor das Faculdades ITESP e Paulo VI, em Mogi das Cruzes. O Sacerdote recordou os 60 anos da primeira Campanha da Fraternidade, sua história, àquelas edições que mereciam um destaque especial e terminou perguntando a alguns participantes, como a Dom Odilo, qual foi a Campanha da Fraternidade que mais lhe marcou a história.

Para finalizar o encontro, Dom Valdir José de Castro, Bispo de Campo Limpo, falou sobre o Jubileu de 2025, e trouxe um resumo do encontro que aconteceu em 29 e 30 de janeiro com Dom Rino Fisichella, do Dicastério para a Evangelização, em Brasília (DF). Dom Valdir recordou que a Igreja no mundo inteiro está se preparando para a vivência do Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”.

O encontro encerrou-se com o agradecimento a todos os participantes, à Diocese de Santo Amaro que sediou essa edição da reunião e a todos os envolvidos que a prepararam. Dom Odilo a todos deu a bênção final.

(Texto: Padre Lucas Gobbo, CR – Assessor da Pascom da Região Santana)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários