Temática da CF 2024 é tratada em encontro arquidiocesano

Foto: Equipe da CF da Arquidiocese de São Paulo

No sábado, 2, aconteceu o Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade de 2024, organizado pela equipe da CF da Arquidiocese de São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Região Sé.

Participaram do evento os representantes da Campanha da Fraternidade nas regiões episcopais; Padre Andrés Gustavo Marengo, Coordenador Arquidiocesano da CF; Claudio Vieira, Coordenador da CF no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dom Rogério Augusto da Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

A Campanha da Fraternidade 2024 tem por tema “Amizade Social”, e lema “Vóis sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). O objetivo geral desta Campanha é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Após a acolhida dos participantes, Dom Rogério falou sobre a proposta de conversão contida na Campanha. “É necessário entender que a CF é propositiva; é preciso buscar a conversão e multiplicar essa resposta.”

Padre Andrés, em sua explanação, chamou atenção para o fato de que a amizade social nasce da solidariedade, como uma escolha. Apresentando o hino da Campanha, o Sacerdote explicou que nele está resumido o texto-base, exaltando os participantes a rezarem o conteúdo. 

Na sequência, Claudio fez uma reflexão do tema a partir do percurso dos 60 anos da Campanha da Fraternidade, que serão completados em 2024. “A Campanha da Fraternidade é espelho da sociedade, ela reflete os problemas que afetam a sociedade e o irmão”, disse. “A CF é pelas pessoas e não contra as pessoas. É por Cristo com Cristo, e em Cristo”.

AMIZADE SOCIAL X SÍNDROME DE CAIM

Claudio explicou que a partir do método pastoral – ver, iluminar e agir – o texto- base apresenta um diagnóstico da realidade, usando a temática do texto bíblico de Gênesis 4,9, sobre os irmãos Caim e Abel. Caim mata Abel porque ele é amado. Nasce, então, a Síndrome de Caim, que nos faz competitivos, nos levando a não prestar atenção ao outro.

A amizade social é opositora à Síndrome de Caim. Ela é a capacidade de alagar o círculo pessoal e chegar àqueles que espontaneamente não são parte do núcleo de interesses de casa um. (Fratelli tutti).

Por fim, Claudio ressaltou: “É necessário assumir o texto da Campanha, pois se eu não acreditar na compaixão e na cultura do encontro, não adianta fazer o encontro. Quaresma é tempo de conversão. Quem se transformou em guarda do teu irmão foi Deus”.

(Com informações da equipe da CF da Arquidiocese de São Paulo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários