‘Teremos dias melhores se nos voltarmos a Deus de todo coração’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu na manhã da segunda-feira, 27, a missa da memória de São Vicente de Paulo.

A Eucaristia foi celebrada na residência do Arcebispo de São Paulo e transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo  também celebrou em sufrágio da alma do Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília (DF), que faleceu na noite do domingo, 26, aos 95 anos, vítima de complicações da COVID-19.

São Vicente

Nascido na região francesa de Aquitânia, em 1581, São Vicente foi ordenado sacerdote e exerceu o ministério paroquial em Paris. Fundou a Congregação da Missão (Lazaristas), destinada à formação do clero e ao serviço dos pobres. Com a ajuda de Santa Luísa de Marillac instituiu também a Congregação das Filhas da Caridade. Morreu em Paris no ano 1660.

No início da missa, Dom Odilo ressaltou que São Vicente dedicou sua vida à prática das obras de misericórdia para com s mais necessitados e é um grande exemplo e inspiração para o serviço da caridade nas paróquias e comunidades.

Fidelidade de Deus

A primeira leitura menciona o “ciúme” e zelo de Deus por Sião, onde se encontra a cidade de Jerusalém. Na homilia, Dom Odilo recordou que a cidade santa foi invadida, saqueada e destruída e, após a  libertação do exílio na Babilônia, era reconstruída pelo povo de Israel.

O profeta anuncia a esperança para Jerusalém, na imagem das crianças que encherão as praças a brincar. “Deus promete e realiza. Ele é um Deus fiel, mesmo quando Jerusalém foi infiel e afastou-se de Deus pela idolatria”, afirmou o Cardeal, ressaltando a afeição divina pela cidade onde fez sua morada.

“Deus habita todas as cidades. Essa é a grande maravilha… O Deus vivo e salvador, se importa com o que acontece aqui na terra e caminha conosco, que renova as suas bênçãos para todos aqueles que lhe são fiéis”, acrescentou o Arcebispo, recordando a presença divina também na cidade de São Paulo. 

“Podemos ter dias melhores, uma cidade e um país melhores se nos voltarmos a Deus de todo coração”, completou o Cardeal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários