‘Todos somos chamados a participar da glória de Deus’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu, na manhã da sexta-feira, 6, a missa da Festa da Transfiguração do Senhor. A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No início da celebração, o Arcebispo de São Paulo destacou que a Transfiguração de Jesus expressa a revelação de quem é Jesus e indica o que cada cristão é chamado a ser a partir de Cristo. “Mesmo que agora atravessemos momentos difíceis, de dor,  experimentando os limites da nossa existência, somo feitos para a eternidade”, afirmou.

O  Evangelho desta festa (Mc 9,2-10) destaca que Jesus subiu o monte para orar, levando consigo Pedro, Tiago e João e, lá, transfigurou-se diante dos discípulos, revelando a sua glória. Para explicar esse termo, o Cardeal usou o termo teológico “teofania” (manifestação de Deus), quando, da nuvem que os envolve, os discípulos ouvem a voz de Deus que diz: “Este é o meu filho amado. Escutai o que ele diz!”

Ouvir o Senhor

“Deus Pai apresenta Jesus como Filho e recomenda que a humanidade ouça o que ele diz: a verdade, o que bom, o que orienta a vida humana para o bem”, ressaltou o Arcebispo.

O Evangelho destaca, ainda, que os discípulos gostaram tanto da experiência que desejaram permanecer ali. Jesus, no entanto, ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, “até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos”.

Dom Odilo sublinhou que aqueles discípulos viveram a experiência celeste, o que confirma que o céu não é um simples lugar, mas é onde Deus está. Ao voltarem para a planície, os discípulos continuam a sua missão de anunciar o Reino de Deus.

“Esta é a missão da Igreja, que aponta para a transfiguração, para a glória celeste, que nos atrai, que nos chama e nos dá a certeza de que o Filho amado que fala é a verdade de Deus que se revela”, afirmou o Arcebispo, que completou: “Todos somos chamados a participar da glória de Deus, a ter a sua tenda na presença do Senhor”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários