Após 7 assembleias, conclui-se a etapa continental do Sínodo

vade mecum sínodo  logo

A terceira etapa do atual Sínodo sobre a sinodalidade terminou em 31 de março de 2023 com “uma maior consciência sobre a importância de caminhar juntos na Igreja”. Assim informou a Secretaria Geral do Sínodo, que organiza o processo sinodal, no sábado, 1°.

Convocado pelo Papa Francisco, o Sínodo começou em 2021 e se conclui em 2024, após duas assembleias com representantes de todo o mundo em Roma, uma em outubro deste ano e outra no ano que vem. A etapa continental encerra a consulta aberta, que após o lançamento teve a etapa nacional. Nela, membros de cada igreja local refletiram sobre como construir uma Igreja de plena “comunhão, participação e missão” e partilharam propostas.

Segundo a Secretaria, “a conclusão da consulta não significa o fim do processo sinodal para o Povo de Deus nem a interrupção do diálogo entre Igreja universal e Igreja particular”. Significa, então, “deixar às comunidades locais o desafio de colocar em prática as ‘reformas sinodais’ no cotidiano do seu agir eclesial”.

Os documentos finais de cada assembleia continental serão publicados e usados na preparação de um Instrumentum Laboris (instrumento de trabalho), texto que vai orientar o encontro de outubro de 2023.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários