Caixão do Papa Francisco será fechado nesta sexta-feira, 25

Rito acontecerá a partir das 15h (no horário de Brasília); Missa de Exéquias será transmitida pelas mídias do Vaticano no sábado, 26

Fotos: Vatican Media

Mais de 120 mil pessoas já foram à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para o último adeus a Papa Francisco no funeral, iniciado na quarta-feira, 23. Ele faleceu na segunda-feira, 21, aos 88 anos.

Nesta sexta-feira, 25, a fila de fiéis para passagem ao lado do caixão do Papa continua ininterrupta. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, às 18h (13h horário de Brasília) será fechada a fila, e a visita se encerrará às 19h (14h no Brasil).

Às 20h locais (15h horário de Brasília), haverá o rito de fechamento do caixão. O rito – conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 66-81) – será presidido pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana.

Segundo informado pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, participarão os cardeais Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício; Roger Michael Mahony, Cardeal presbítero; Dominique Mamberti, Cardeal protodiácono; e Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro.

Estarão presentes também os Cardeais Pietro Parolin, último secretário de Estado no pontificado de Francisco; Baldassare Reina, vigário geral para a Diocese de Roma; Konrad Krajewski, esmoleiro de Sua Santidade; Dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado; Dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo da Santa Igreja Romana; Dom Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia; os cônegos do Capítulo Vaticano, os penitenciários menores ordinários do Vaticano, os secretários do Santo Padre e outras pessoas autorizadas pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli. Todos se reunirão às 19h30 junto ao altar da Confissão.

EXÉQUIAS E SEPULTAMENTO

No sábado, 26, às 10h (5h no horário de Brasília) será celebrada a Missa das Exéquias, no átrio da Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento, conforme desejo expresso por Francisco em seu testamento espiritual.

Túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior

“Peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior. Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado. Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo. O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus”.

Já a partir do domingo, 27, os fiéis poderão visitar o túmulo do falecido pontífice.

(Com informações de Vatican News)

Deixe um comentário