Cardeal Leonardo Steiner toma posse de sua Igreja titular em Roma

Como sinal de unidade com o Papa e a Igreja de Roma, todos os cardeais, quando nomeados, recebem um título de uma igreja na cidade eterna. No caso de Dom Steiner, trata-se da igreja paroquial de São Leonardo de Porto Maurício, na periferia de Roma, perto da saída para o mar.

Cardeal Leonardo Steiner toma posse de sua Igreja titular em Roma, Jornal O São Paulo
Vatican Media

Nomeado cardeal em maio pelo Papa Francisco, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, tomou posse de sua igreja titular em Roma neste domingo, 4 de dezembro. Como sinal de unidade com o Papa e a Igreja de Roma, todos os cardeais, quando nomeados, recebem um título de uma igreja na cidade eterna. No caso de Dom Steiner, trata-se da igreja paroquial de São Leonardo de Porto Maurício, na periferia de Roma, perto da saída para o mar.

Dom Leonardo Steiner presidiu a celebração e, em sua breve homilia, agradeceu pelo carinho do povo que o recebeu. Ele, que é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, pediu aos fiéis que continuassem rezando por sua missão na arquidiocese de Manaus – além das belezas culturais e naturais, ele mencionou a enorme extensão do território da arquidiocese e as dificuldades logísticas.

Cardeal Leonardo Steiner toma posse de sua Igreja titular em Roma, Jornal O São Paulo

Refletindo sobre a Carta de São Paulo aos Romanos (15, 4-9), que fala sobre a necessidade de “manter viva a esperança”, e sobre o Evangelho segundo São Mateus (3, 1-12), no qual João Batista anuncia a vinda de Jesus, ele recomendou aos fiéis que aproveitem o período do Advento para fortalecer a virtude da esperança. Essa virtude é recebida por todos no Batismo, recordou.

Ele pediu aos presentes que repetissem por diversas vezes a frase “Vem, Senhor Jesus”, e disse que “ele virá”, enquanto se prepara a chegada do Natal. Segundo ele, é importante que todos tenham um presépio em casa – sobre isso, contou a história de uma família na Amazônia que, sem ter recursos para comprar um presépio, fez com que as crianças pintassem um no papel, que foi colocado na parede, junto a uma vela.

Cardeal Leonardo Steiner toma posse de sua Igreja titular em Roma, Jornal O São Paulo

Como Dom Leonardo, membro da Ordem dos Frades Menores (OFM), o santo que dá nome à sua igreja titular também era um frade menor. São Leonardo de Porto Maurício foi um santo que viveu entre os séculos 17 e 18, conhecido por suas pregações e pela difusão da devoção à Via-Sacra em sua época.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário