
(Foto: Vatican Media)
Em Roma desde a quinta-feira, 24, para participar do funeral do Papa Francisco e do próximo Conclave, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, descreveu o que está vivenciando na capital italiana durante as homenagens ao Pontífice falecido na segunda-feira, 21.
“Chegando em Roma, logo fui para a Basílica de São Pedro, para fazer um momento de visita, de oração, diante do corpo do Papa”, relatou Dom Odilo em seu programa diário “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho desta sexta-feira, 25. Ele destacou o “clima muito sereno e de oração” e a presença de muitas pessoas na basílica vaticana. “Gente adulta, muitos jovens, casais com crianças pequenas…”, observou, salientando o quanto o Santo Padre era estimado pelos fiéis. “É um Papa muito querido, e assim o povo está demonstrando agora”, afirmou.
Dom Odilo convidou os fiéis a acompanharem pelas mídias a transmissão da missa de exéquias do Papa, que ocorrerá no sábado, 26, às 10h (horário de Roma), 5h no Brasil. A celebração acontecerá na Praça de São Pedro e, em seguida, o corpo do Pontífice será levado à Basílica de Santa Maria Maior, local escolhido por Francisco para seu sepultamento. “É um momento forte, bonito, onde dá para perceber também a beleza e a fé da Igreja Católica”, sublinhou o Cardeal.
ORAÇÕES PELO CONCLAVE
Além do funeral, Dom Odilo participa das congregações gerais dos cardeais, reuniões que antecedem o Conclave que elegerá o próximo Pontífice. Nesse sentido, o Arcebispo de São Paulo convocou os católicos a rezarem pela escolha do novo Papa. “Continuem a rezar, também na intenção do Conclave, para que o Espírito Santo ilumine e ajude a escolher a pessoa certa para este nosso tempo tão difícil.”
Em mensagem dirigida aos padres da Arquidiocese, Dom Odilo reforçou a importância de se celebrar missas diárias com a intenção da eleição do novo Pontífice. “É um tempo favorável para uma boa catequese sobre a Igreja”, destacou o Arcebispo, que permanecerá em Roma até a escolha do novo Papa.
Acesse a cobertura especial do O SÃO PAULO sobre o falecimento do Papa Francisco.

(Foto: Arquidiocese de Porto Alegre)