Cardeal Tolentino é o novo responsável por Cultura e Educação no Vaticano

Vatican Media

Abrindo uma nova onda de nomeações para os Dicastérios da Cúria Romana após a publicação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, em março, o Papa Francisco escolheu o Cardeal José Tolentino de Mendonça como Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. 

Teólogo, biblista, poeta e professor universitário, ele também ficou conhecido por ter pregado um retiro espiritual para o Papa e a Cúria Romana em 2018. Poucos meses depois, Francisco o nomeou Arcebispo de Arquivista da Santa Igreja Romana, responsável pelos arquivos históricos do Vaticano. Em 2019, ele foi feito Cardeal, tornando-se um dos mais jovens no colégio cardinalício. 

Agora, o Cardeal Tolentino assume o novo Dicastério para a Cultura e a Educação com o desafio de unificar dois departamentos que antes eram separados: o Pontifício Conselho para a Cultura e a Congregação para a Educação Católica. Para o cargo de Arquivista, o Papa nomeou o Monsenhor Vincenzo Zani, que até o momento era Secretário na Congregação para Educação Católica. E nomeou um novo secretário, o Monsenhor Giovanni Cesare Pagazzi, teólogo e professor de Eclesiologia. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários