Celam apresenta itinerário sinodal da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

‘Somos todos discípulos missionários em saída’ é o tema da Assembleia, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de novembro

Divulgação

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) apresentou neste domingo, 24, por meio de uma transmissão em suas plataformas digitais, o itinerário sinodal da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Com o tema “Somos todos discípulos missionários em saída”, a proposta é que ao longo do ano, a Igreja no continente busque “contemplar a realidade de nossos povos, aprofundar os desafios do continente, reacender o compromisso pastoral e buscar novos caminhos em chave sinodal”. 

A Assembleia Eclesial também terá atenção as reflexões feitas na V Conferência Geral da Conferência Episcopal Latino-Americana, em Aparecida, no ano de 2007, que resultaram no Documento de Aparecida.

A Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe acontecerá na Cidade do México, entre os dias 21 e 28 de novembro.

CLIQUE E ASSISTA À ÍNTEGRA DO LANÇAMENTO

Em mensagem de vídeo, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo e Presidente do Celam, recordou que a Assembleia Eclesial será voltada não só aos que ocupam cargos e responsabilidades formais na Igreja, aos agentes pastorais organizados ou aos especialistas em teologia pastoral, mas a todos os fiéis, e o apelo é para uma “teologia da sinodalidade que abre os novos caminhos que os fiéis percorrem na rota evangelizadora e do anúncio do Reino”.

Três instâncias de preparação

Em artigo no site do Celam, Dom Jorge Eduardo Lozano, Secretário-Geral do Celam e Dom Alfonso Miranda Guardiola, Secretário-Geral da Conferência Episcopal Mexicana, ressaltaram que a Assembleia Eclesial terá três etapas de preparação: a espiritual, a escuta e o encontro. 

“Espiritual, porque sabemos que no centro da nossa vida está Jesus, que nos ensina o Novo Mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Um momento também de escuta, porque o Espírito Santo fala no coração de toda a sua família, de todos os crentes. Um tempo também para encontrar, para dialogar e discernir juntos quais são estes novos desafios aos quais o Senhor nos convida a assumi-los com alegria”, afirmaram.

Junto com o povo de Deus e na oração

Ao longo da apresentação da Assembleia Eclesial, foram apresentados vídeos com falas de sacerdotes, religiosos, leigos e bispos de diferentes países latino-americanos e caribenhos, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1o Vice-Presidente do Celam.

Também foram mostradas as mensagens de vídeo do Cardeal Marc Ouellet, Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, e do Papa Francisco.

CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA À ÍNTEGRA DA MENSAGEM DO PAPA

“Gostaria de lhes dar dois critérios para acompanhá-los neste tempo, um tempo que abre novos horizontes de esperança para nós. Primeiro, junto com o povo de Deus: que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Juntocom o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele. Que o povo de Deus que é infalível ‘in credendo’, como nos diz o Concílio, é o que nos dá a pertença. Do povo de Deus surgem as elites, as elites iluminadas por uma ideologia ou outra, e esta não é a Igreja. A Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão. Uma Assembleia de Igreja é o sinal de uma Igreja sem exclusão. E outra coisa a ter em mente é a oração. O Senhor está em nosso meio. Que o Senhor se faça ouvir, daí nosso pedido de que Ele esteja conosco”, afirma o Papa em sua mensagem de vídeo.

Atualizações sobre as atividades da Assembleia Eclesial podem ser obtidas pelo site https://asambleaeclesial.lat

(Com informações de Celam e Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários