‘Confiemos o novo ano à Mãe de Deus’, exorta o Papa Francisco

Pontífice presidiu a missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus na Basílica de São Pedro, em 1o de janeiro, e convidou os fiéis a se consagrar a Nossa Senhora e desejou que o novo ano seja cheio da consolação do Senhor

Foto: Vatican Media

“É bom que o ano se abra com a invocação Dela; é bom que o povo fiel proclame com alegria a Santa Mãe de Deus.”

Com essas palavras, o Papa Francisco introduziu sua homilia aos 7 mil fiéis presentes na Basílica de São Pedro, na segunda-feira, 1o de janeiro, durante a missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

Os termos “mãe” e “mulher” estiveram no centro da reflexão do Santo Padre, ao destacar que a maternidade de Maria é o caminho para encontrar a ternura paterna de Deus, o caminho mais próximo, mais direto, mais fácil:

“As palavras Mãe de Deus exprimem a feliz certeza de que o Senhor, terno Menino nos braços da Mãe, Se uniu para sempre à nossa humanidade, de tal modo que esta já não é só nossa, mas Dele. Mãe de Deus: poucas palavras para confessar a aliança eterna do Senhor conosco. Mãe de Deus, um dogma de fé, mas é também um ‘dogma de esperança’: Deus no homem e o homem em Deus, para sempre.”

O ROSTO FEMININO DA IGREJA

Francisco recordou que é a Mãe que conduz a todos ao início e ao coração da fé, “esta não é uma teoria nem um empenho pessoal, mas um dom imenso, que nos faz filhos amados, moradas do amor do Pai”. Por isso, sublinhou o Papa,  “acolher na própria vida a Mãe, não é uma decisão de mera devoção, mas uma exigência de fé: se queremos ser cristãos, devemos ser marianos, ou seja, filhos de Maria”.

“A Igreja precisa de Maria para descobrir o seu próprio rosto feminino: para se assemelhar ainda mais a Ela que, como mulher Virgem e Mãe, representa o seu modelo e figura perfeita, para abrir espaço às mulheres e ser geradora por meio de uma pastoral feita de cuidado e solicitude, paciência e coragem materna”.

O Pontífice destacou que o mundo precisa de olhar de modo mais atento para as mães e para as mulheres “a fim de encontrar a paz, escapar das espirais da violência e do ódio, voltar a ter um olhar humano e um coração que vê”.

FERIR UMA MULHER É PROFANAR DEUS

“Toda a sociedade precisa de acolher o dom da mulher, de cada mulher: respeitá-la, protegê-la, valorizá-la, sabendo que, quem fere ainda que seja uma única mulher, profana Deus, nascido de mulher”, ressaltou Francisco.

“Maria, a mulher, assim como é decisiva na plenitude do tempo, também o é para a vida de cada um; porque ninguém melhor do que a Mãe conhece os tempos e as urgências dos filhos.”

O Papa recordou aos fiéis que diante da tentação do fechamento é preciso voltar-se para Maria, “quando não conseguirmos desembaraçar-nos por entre os nós da vida, procuremos refúgio Nela”.

TERNURA MATERNA

Ao concluir  a homilia, o Santo Padre enfatizou que “os nossos tempos, vazios de paz, precisam de uma Mãe que congregue a família humana”, e indicou  Maria como caminho para a construção da fraternidade, que com a sua criatividade de Mãe, cuida dos filhos: reúne-os e conforta-os, escuta as suas penas e enxuga as suas lágrimas.

“Confiemos o novo ano à Mãe de Deus. Consagremos-Lhe as nossas vidas. Ela saberá, com ternura, apontar-nos a sua plenitude; com efeito, levar-nos-á a Jesus, e Jesus é a plenitude do tempo, de cada tempo, do nosso tempo.”

“Que este ano seja cheio da consolação do Senhor! Que este ano seja repleto da ternura materna de Maria, a Santa Mãe de Deus”, concluiu Francisco, convidando os fiéis a juntos, repetir três vezes a invocação: “Santa Mãe de Deus”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários