
Com o tema “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (cf. Sir 14,2), a Igreja em todo o mundo celebra no domingo, 27, o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mensagem por ocasião da data, o Papa Leão XIV, ao recordar alguns homens e mulheres em idade avançada descritos na Bíblia, como Abraão e Sara, Isabel e Zacarias, e Jacó, destaca que “Deus mostra várias vezes a sua providência, dirigindo-se a pessoas idosas” e, assim, “nos ensina que, aos seus olhos, a velhice é um tempo de bênção e graça e que, para Ele, os idosos são as primeiras testemunhas da esperança”, e exorta os idosos a manterem-se confiantes no Senhor.
Ainda na mensagem, o Papa lembra que ao olhar para os idosos na perspectiva deste Ano Jubilar, “somos chamados a viver com eles uma libertação, sobretudo da solidão e do abandono. Este ano é o momento propício para realizá-la: a fidelidade de Deus às suas promessas ensina-nos que há uma bem-aventurança na velhice, uma alegria autenticamente evangélica que nos convida a derrubar os muros da indiferença na qual os idosos estão frequentemente encerrados”.
VISITA A UM LAR DE IDOSAS
“Visitar um idoso é um modo de encontrar Jesus, que nos liberta da indiferença e da solidão”, escreve Leão XIV na mensagem. E o próprio Pontífice o fez na segunda-feira, 21, indo ao lar para idosos “Santa Marta” (foto), em Castel Gandolfo, ocasião em que saudou e dialogou com as religiosas que cuidam do espaço e com as cerca de 20 idosas da instituição, com idades entre 80 e 101 anos.
“Vocês são sinais de esperança”, disse o Pontífice. “Continuem a ser esse testemunho de oração, de fé”, complementou.

INDULGÊNCIA PLENÁRIA
De acordo com a Penitenciaria Apostólica, será concedida a indulgência plenária “sob as habituais condições – Confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice – aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem, no dia 27 de julho, do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”.
Igualmente, poderão obtê-la nesse mesmo dia “os fiéis que dedicarem tempo para visitar em presença ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade, como os doentes, os abandonados, os deficientes e outros”.
Além disso, a indulgência poderá ser concedida a idosos doentes e todos os que, impossibilitados de saírem de casa por grave motivo, unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, pelo rádio, tevê e mídias digitais.