Dom Odilo participa da abertura do Sínodo dos Bispos

No domingo, 10, Dom Odilo concelebrará a missa de abertura do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, presidida pelo Santo Padre, na Basílica de São Pedro

Arquivo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer viajou a Roma na tarde da segunda-feira, 4. Nos próximos dias, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo participará de uma série de reuniões e encontros do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), do qual é 1º Vice-Presidente, em diferentes dicastérios da Cúria Romana, incluindo uma audiência com o Papa Francisco, no sábado, 9.

No domingo, 10, Dom Odilo concelebrará a missa de abertura do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, presidida pelo Santo Padre, na Basílica de São Pedro. Essa celebração marca o início da primeira fase do caminho sinodal proposto pelo Pontífice, que culminará com a Assembleia Ordinária em outubro de 2023, no Vaticano.

No dia anterior, haverá um momento de reflexão sobre o Sínodo, com trabalhos em sessão plenária e em grupos linguísticos. Participam desse encontro representantes do povo de Deus, entre delegados das reuniões internacionais das conferências episcopais e organismos assimilados, membros da Cúria Romana, delegados fraternos, membros da vida consagrada e dos movimentos leigos eclesiais, do Conselho de Jovens e outros. Francisco participará da primeira parte desses trabalhos.

Sínodo de 2023 na Arquidiocese de São Paulo

A primeira fase do Sínodo dos Bispos de 2023, cujo tema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, será aberta oficialmente em todas as dioceses do mundo no próximo dia 17.

Na Arquidiocese de São Paulo, a abertura acontecerá nas regiões episcopais, conforme indicou o Cardeal Scherer, em carta enviada ao clero e aos fiéis no dia 29 de setembro, com orientações sobre os trabalhos a serem realizados nas paróquias.

O Arcebispo explicou que, após a celebração de abertura, inicia-se o processo de escuta do povo nas paróquias, seguindo as orientações do Documento Preparatório e do vademécum ela borados pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Esses documentos estão disponíveis para acesso na área especial do Sínodo no portal ArquiSP (https://cutt.ly/jEXJLxD).

“Uma Comissão do Secretariado de Pastoral está preparando orientações práticas sobre o processo de escuta, que também serão colocadas no portal da Arquidiocese e repassadas às paróquias por e-mail pelo Secretariado de Pastoral”, explicou Dom Odilo, encorajando os padres a envolverem todas as comunidades no caminho sinodal. “A Igreja só tem a ganhar se esta recomendação for bem acolhida e levada a efeito”, completou.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários