Logo do Jornal O São Paulo

Em Roma, Dom Odilo detalha dinâmica de Consistório com o Papa Leão XIV: ‘Processo de escuta e oração’

Arcebispo de São Paulo participa de reuniões no Vaticano nestes dias 7 e 8 de janeiro; encontro reúne cerca de 170 cardeais para auxiliar o Pontífice a traçar as ‘linhas mestras’ da Igreja

Direto do Vaticano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, compartilhou detalhes sobre o Consistório convocado pelo Papa Leão XIV, que ocorre nestes dias 7 e 8 de janeiro. No programa Encontro com o Pastor, da rádio 9 de Julho, Dom Odilo destacou o caráter sinodal e orante da reunião, que conta com a presença de aproximadamente 170 cardeais de todo o mundo.

O Arcebispo explicou que o encontro reúne tanto os cardeais eleitores (com menos de 80 anos) quanto os eméritos, todos convocados na qualidade de conselheiros do Papa. O objetivo central é auxiliar o Pontífice no discernimento de temas cruciais para a atualidade da Igreja, como evangelização, liturgia e a organização interna da Cúria e das dioceses.

“O Papa Leão XIV chamou os cardeais porque quer ouvi-los. Ouvindo, ele vai traçando também as linhas mestras do seu pontificado, definindo as urgências e os documentos que deve elaborar”, explicou Dom Odilo.

DISCERNIMENTO

Um dos pontos enfatizados pelo Cardeal Scherer foi a metodologia do encontro. Segundo ele, o Consistório não deve ser confundido com uma assembleia política ou um debate parlamentar. A dinâmica é pautada pela espiritualidade.

“Está sendo um processo de escuta muito interessante, em que todos têm a possibilidade de falar. Mas não é uma discussão como se fosse no parlamento, aquela discussão acalorada. Faz-se no meio da oração”, detalhou o Arcebispo.

Dom Odilo descreveu que, após as falas, há momentos de silêncio para que os participantes possam “escutar uns aos outros” e perceber “o que o Espírito Santo está indicando”. A partir da repetição de temas e preocupações comuns entre os cardeais, o Papa identifica os caminhos a seguir.

PRÓXIMOS PASSOS

O Arcebispo de São Paulo informou que o Papa Leão XIV tem acompanhado atentamente as intervenções, tomando notas pessoais. Posteriormente, o Pontífice deverá refletir sobre o conteúdo reunido junto aos seus colaboradores mais próximos e aos prefeitos dos Dicastérios da Cúria Romana.

O resultado desse trabalho de escuta servirá de base para as futuras diretrizes e orientações pastorais para a vida da Igreja em todo o mundo.

Deixe um comentário