Em Roma, Presidência da CNBB tem reuniões em dicastérios e encontro com o Papa

Vatican Media

Terminou na segunda-feira, 10, a visita anual da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao San­to Padre e a alguns dicastérios da Cúria Romana, iniciada em 31 de janeiro. O propósito foi o de apresentar ao Papa e aos prefei­tos dos dicastérios o andamento da evangelização no Brasil e os projetos da Conferência.

Participaram da visita anual o Cardeal Jaime Spengler, Ar­cebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB e do Con­selho Episcopal Latino-Ame­ricano e Caribenho (Celam); Dom João Justino, 1º Vice-pre­sidente da CNBB; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, 2º Vice-pre­sidente; e Dom Ricardo Hoepers, Secre­tário-geral, acompanhados dos Padres Leandro Megeto, Sub-secretário-geral, e Arnaldo Rodrigues da Silva, Assessor de Comunicação.

As duas últimas audiências ocorre­ram nos Dicastérios para a Comunica­ção e para a Doutrina da Fé.

Nos dias anteriores, os membros da presidência da CNBB foram aos Dicasté­rios para a Evangelização; para as Causas dos Santos; para os Bispos; para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; para a Cultura e a Educação; para o Cle­ro; para os Leigos, a Família e a Vida; para o Serviço do Desenvolvimento Hu­mano Integral; para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, além da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores e à Secretaria­-Geral do Sínodo dos Bispos.

Também se reuniram com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. Ele definiu o encontro como “um momento de compartilhar as luzes, as sombras e as esperanças que caracte­rizam a Igreja no Brasil” e que permitiu encorajar os bispos brasileiros a sempre anunciarem o Evangelho com maior efi­cácia para que a Igreja possa realizar a sua missão em todos os níveis.

AUDIÊNCIA COM O SANTO PADRE

Na quinta-feira, 6, os membros da presidência da CNBB foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco (foto), ocasião em que apresentaram ao Pontífi­ce o trabalho realizado pela Conferência, por meio do relatório “CNBB 2024 – No caminho sinodal, rumo ao Ano Jubilar”, e falaram sobre a realidade do Brasil.

“Tivemos a graça, por assim dizer, de nos sentir apoiados pelo Santo Padre e incentivados a continuar o trabalho que a Conferência vem desenvolvendo ao longo dos anos. É certamente sempre uma alegria particular podermos encon­trar com o sucessor de Pedro – garantia da unidade, da comunhão na Igreja, que o Espírito de Deus colocou diante da sua Igreja para este tempo presente”, desta­cou Dom Jaime.

Dom Ricardo Hoepers comentou que o encontro com o Papa é sempre emocionante e que o Pontífice se mostra “preocu­pado com a Igreja no Brasil, mas também esperançoso pelo modo como trabalhamos”.

ASSEMBLEIA GERAL NO COLÉGIO PIO BRASILEIRO

CNBB

Ainda no dia 6, os membros da presidência da CNBB parti­ciparam da assembleia geral do Pontifício Colégio Pio Brasilei­ro, em Roma, sendo acolhidos pelos Padres Valdir Cândido de Morais, Reitor, e Antonio Marcos Depizzoli, Diretor de Estudos.

O Cardeal Spengler desta­cou a missão do Pio Brasileiro para a formação permanente dos sacerdotes: “Desta casa, de alguma forma, depende a Igreja do Bra­sil. A Igreja olha para cada um de vocês com muita esperança”, comentou, apon­tando, ainda, que o Pio Brasileiro “é um espaço de fraternidade, oração, estudo e lazer, dimensões que precisam ser cui­dadas com zelo”.

Padre Valdir apresentou um balan­ço orçamentário referente ao período de 2024/2025, e expressou gratidão pelo apoio constante da Igreja do Brasil ao Colégio. A Assembleia foi concluída com um espaço aberto para perguntas dos padres residentes, permitindo um diá­logo direto com a presidência da CNBB sobre os desafios e perspectivas da for­mação presbiteral.

(Com informações da CNBB)

Deixe um comentário