
Terminou na segunda-feira, 10, a visita anual da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao Santo Padre e a alguns dicastérios da Cúria Romana, iniciada em 31 de janeiro. O propósito foi o de apresentar ao Papa e aos prefeitos dos dicastérios o andamento da evangelização no Brasil e os projetos da Conferência.
Participaram da visita anual o Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam); Dom João Justino, 1º Vice-presidente da CNBB; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, 2º Vice-presidente; e Dom Ricardo Hoepers, Secretário-geral, acompanhados dos Padres Leandro Megeto, Sub-secretário-geral, e Arnaldo Rodrigues da Silva, Assessor de Comunicação.
As duas últimas audiências ocorreram nos Dicastérios para a Comunicação e para a Doutrina da Fé.
Nos dias anteriores, os membros da presidência da CNBB foram aos Dicastérios para a Evangelização; para as Causas dos Santos; para os Bispos; para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; para a Cultura e a Educação; para o Clero; para os Leigos, a Família e a Vida; para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, além da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores e à Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos.
Também se reuniram com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. Ele definiu o encontro como “um momento de compartilhar as luzes, as sombras e as esperanças que caracterizam a Igreja no Brasil” e que permitiu encorajar os bispos brasileiros a sempre anunciarem o Evangelho com maior eficácia para que a Igreja possa realizar a sua missão em todos os níveis.
AUDIÊNCIA COM O SANTO PADRE

Na quinta-feira, 6, os membros da presidência da CNBB foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco (foto), ocasião em que apresentaram ao Pontífice o trabalho realizado pela Conferência, por meio do relatório “CNBB 2024 – No caminho sinodal, rumo ao Ano Jubilar”, e falaram sobre a realidade do Brasil.
“Tivemos a graça, por assim dizer, de nos sentir apoiados pelo Santo Padre e incentivados a continuar o trabalho que a Conferência vem desenvolvendo ao longo dos anos. É certamente sempre uma alegria particular podermos encontrar com o sucessor de Pedro – garantia da unidade, da comunhão na Igreja, que o Espírito de Deus colocou diante da sua Igreja para este tempo presente”, destacou Dom Jaime.
Dom Ricardo Hoepers comentou que o encontro com o Papa é sempre emocionante e que o Pontífice se mostra “preocupado com a Igreja no Brasil, mas também esperançoso pelo modo como trabalhamos”.
ASSEMBLEIA GERAL NO COLÉGIO PIO BRASILEIRO

Ainda no dia 6, os membros da presidência da CNBB participaram da assembleia geral do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, sendo acolhidos pelos Padres Valdir Cândido de Morais, Reitor, e Antonio Marcos Depizzoli, Diretor de Estudos.
O Cardeal Spengler destacou a missão do Pio Brasileiro para a formação permanente dos sacerdotes: “Desta casa, de alguma forma, depende a Igreja do Brasil. A Igreja olha para cada um de vocês com muita esperança”, comentou, apontando, ainda, que o Pio Brasileiro “é um espaço de fraternidade, oração, estudo e lazer, dimensões que precisam ser cuidadas com zelo”.
Padre Valdir apresentou um balanço orçamentário referente ao período de 2024/2025, e expressou gratidão pelo apoio constante da Igreja do Brasil ao Colégio. A Assembleia foi concluída com um espaço aberto para perguntas dos padres residentes, permitindo um diálogo direto com a presidência da CNBB sobre os desafios e perspectivas da formação presbiteral.
(Com informações da CNBB)