Exibição de Natal do Vaticano: sinal de esperança durante a pandemia

(Reprodução do Youtube)

O Vaticano anunciou na terça-feira, 3, os detalhes da edição 2020 da exibição anual de Natal na Praça São Pedro, destinada a ser um sinal de esperança e fé em meio ao surto de coronavírus.

“Este ano, ainda mais do que o habitual, a instalação do tradicional espaço dedicado ao Natal na Praça São Pedro pretende ser um sinal de esperança e fé para todo o mundo”, disse um comunicado do governo da Cidade do Vaticano.

A exibição de Natal “quer expressar a certeza de que Jesus vem a seu povo para salvá-lo e consolá-lo”, disse, afirmando que a iniciativa é “uma mensagem importante neste momento difícil devido à emergência de saúde em virtude da COVID-19”.

A inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal acontecerão no dia 11 de dezembro. Ambos ficarão expostos até o dia 10 de janeiro de 2021, festa do Batismo do Senhor.

DIFERENTES ORIGENS

A árvore deste ano foi doada pela cidade de Kočevje, no sudeste da Eslovênia. O Picea abies, ou abeto da Noruega, tem mais de 28 metros de altura.

O cenário de Natal de 2020 será o “Presépio monumental dos Castelli”, que consiste em estátuas de cerâmica maiores do que o tamanho natural, feitas por professores e ex-alunos de um instituto de arte na região italiana de Abruzzo.

O presépio, feito nas décadas de 1960 e 1970, “não somente representa um símbolo cultural para toda a região de Abruzzo, mas também é considerado um objeto de arte contemporânea que tem suas raízes no processamento tradicional de cerâmica castellana”, afirmou a nota de imprensa do Vaticano.

Apenas algumas obras do frágil conjunto de 54 peças serão exibidas na Praça São Pedro. A cena incluirá Maria, José, o Menino Jesus, os três Reis Magos e um anjo, cuja “localização acima da Sagrada Família simboliza sua proteção sobre o Salvador, Maria e José”, informou o governo da Cidade do Vaticano.

Nos últimos anos, o presépio do Vaticano foi feito de diferentes materiais, desde figuras napolitanas tradicionais até areia.

TRADIÇÃO

São João Paulo II iniciou a tradição de exibir uma árvore de Natal na Praça de São Pedro em 1982.

O Papa Francisco escreveu, no ano passado, uma carta sobre o significado e a importância dos presépios, pedindo que este “sinal maravilhoso” seja exibido de forma mais ampla em casas de famílias e locais públicos em todo o mundo.

“A imagem encantadora da cena natalícia, tão cara ao povo cristão, não cessa de suscitar espanto e admiração. A representação do nascimento de Jesus é, em si, uma proclamação simples e alegre do mistério da Encarnação do Filho de Deus”, escreveu o Papa Francisco na carta apostólica Admirabile signum, que significa “Um sinal maravilhoso” em latim.

Fonte: CNA – Catholic News Agency

Notícias relacionadas

Comentários

  1. Os antigos sábios já diziam, no final dos tempos vcs verão coisas que seus olhos e mente não irão acreditar.
    Esse Papa é um dos falsos Profetas do Apocalipse, os Católicos ainda não enxergaram.

  2. TRISTE OFERTA AO VATICANO ‘ISTO E MAL QUE ANDA NOS ASTROS AFETA A TODOS
    A FE JA ANDA DESMURENADA COM TUDO ISTO DE MAL A PIOR CRISTO TENDE MESERICORDIA DE TODOS NOS

  3. SERA QUE E MAL QUE ANDA NOS ASTROS AFETA TODA A GENTE TRISTE TUDO NESTE MUNDO ANDA MAL

    TRISTE OFERTA AO VATICANO ‘ISTO E MAL QUE ANDA NOS ASTROS AFETA A TODOS
    A FE JA ANDA DESMURENADA COM TUDO ISTO DE MAL A PIOR CRISTO TENDE MESERICORDIA DE TODOS NOS

  4. Não se ajoelhar se e não doletrar imagem alguma assim dis o Nosso PAI SELESTIAL. O nosso Deus eterno que só a um DEUS todo poderoso. No céus e na terra Ó Glória, Ó Glória, Ó Glória a Deus eterno. Que todos os meus irmãos tenham uma semana abençoada .
    Em Nome do Nosso amado Senhor JESUS CRISTO Maravilhoso amém.

  5. Triste de ver o Papado alienado as imagens de Deuses…. e não, as imagens que representam a nossa VERDADEIRA FÉ!!!
    SÃO FRANCISCO DE ASSIS, ROGAI POR NÓS!!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter