Francisco: a pesquisa científica centrada na pessoa é essencial no setor de saúde

Em audiência com o Papa, uma delegação do Hospital Francesco Miulli de Acquaviva delle Fonti, fundado há 900 anos para oferecer acolhimento e ajuda aos doentes e sofredores.

Vatican Media

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 18, na Sala do Consistório, no Vaticano, uma delegação italiana do Hospital “Francesco Miulli” de Acquaviva delle Fonti, situada na região da Puglia.

Segundo o Pontífice, essa estrutura “questiona ainda mais nossa responsabilidade como Igreja. Na verdade, é um lugar que une a inspiração cristã ao profissionalismo e à inovação clínica e tecnológica”. Francisco se deteve em dois aspectos do trabalho realizado no Hospital “Francesco Miulli”: colocar a pessoa no centro e promover a pesquisa científica.​

Colocar a pessoa no centro. O Hospital “Francesco Miulli” é uma estrutura antiga, fundada há nove séculos, como “hospital para os doentes pobres”, isto é, “como lugar acolhedor e seguro onde quem sofre pode encontrar refúgio e ajuda”. “Procurem ser fiéis ao compromisso de quem os precedeu, continuando a colocar “os pobres doentes” no centro de seu trabalho e, neles, Jesus”.

“Isto tornou vocês uma realidade dinâmica e em constante crescimento, como testemunhado pela forma como vocês atualizam constantemente os tratamentos e as estruturas, a fim de fornecer um serviço mais completo possível aos pacientes. De fato, a nova localização hospitalar permite oferecer aos pacientes mais de 600 leitos, com salas de cirurgia e unidades operacionais, onde trabalham com profissionalismo e dedicação mais de mil funcionários”, frisou ainda o Papa.

Francisco disse que apreciou “a abertura, dentro da estrutura, de uma Policlínica para migrantes – realizada em colaboração com a Caritas Diocesana – que conta com os serviços voluntários de toda a equipe médica e de enfermagem”. “Isto é muito bonito e testemunha o espírito com que vocês desempenham o seu serviço. Com tudo isto, pode-se dizer que o “Miulli” é um recurso precioso para o seu território e também no âmbito nacional”.

A seguir, o Papa falou a propósito do segundo ponto: promover a pesquisa científica. “Vocês já estão comprometidos nisso há décadas, em colaboração com várias universidades italianas”, sublinhou Francisco, destacando que “há dois anos, com o credenciamento do Ministério da Universidade e Pesquisa, o “Miulli” tornou-se uma Policlínica Universitária e ativou o Curso de Mestrado de Ciclo Único em Medicina e Cirurgia”.

Trata-se de um objetivo de grande valor, que por um lado permite aos profissionais da saúde presentes realizar um serviço reconhecido tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito da saúde em seu próprio território e, por outro lado, também oferece às melhores inteligências locais a oportunidade de não emigrar, a emigração é um problema que empobrece os territórios, e nós sabemos disso, pelo contrário, pode incentivar outros profissionais de alto nível a virem trabalhar na Itália, num intercâmbio enriquecedor de competências em horizontes mais amplos.

Ao desejar a todos um Feliz Natal, Francisco concluiu, dizendo que “o Hospital “Francesco Miulli” pode favorecer um círculo virtuoso por uma assistência médica em benefício da comunidade e dos pacientes, cuidando ao mesmo tempo da qualidade do serviço e da atenção às pessoas”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários