Francisco encontra metropolita Hilarion em Budapeste

Há 13 anos à frente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, desde o ano passado é Hilarion é metropolita da Hungria. O encontro realizado “em tom cordial” teve lugar na Nunciatura por cerca de 20 minutos. Francisco o recebeu com um abraço e beijou a cruz peitoral

Ao final dos compromissos na manhã do segundo dia de sua viagem à Hungria, o Papa Francisco recebeu em visita privada o metropolita de Budapeste e Hungria Hilarion. Este cargo foi assumido em junho de 2022, após treze anos como presidente do Departamento de Assuntos Eclesiásticos Externos do Patriarcado de Moscou, na prática “ministro das Relações Exteriores” deo patriarca Kirill.

Uma mudança repentina resultante de uma série de decisões tomadas durante a sessão do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa, reunida no mosteiro Danilov em Moscou, que mudou as estruturas de algumas administrações territoriais. Hilarion também havia sido dispensado de suas funções como metropolita de Volokolamsk e membro permanente do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa e reitor do Instituto de Estudos Avançados dos Santos Cirilo e Metódio.

TOM CORDIAL

A possibilidade desta audiência havia sido antecipada pelo porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé Matteo Bruni, durante o briefing de apresentação da Viagem Apostólica. Bruni havia porém destacado na ocasião que a audiência não constava no programa.

O encontro neste sábado, “em tom cordial” – informa a Santa Sé – durou cerca de 20 minutos, na presença de um intérprete, e teve lugar na Nunciatura de Budapeste, residência do Papa Francisco durante estes dias de viagem. O Pontífice saudou o metropolita com um abraço e beijou sua cruz peitoral.

ENCONTROS PRECEDENTES

O Papa Francisco se encontrou pela última vez com Hilarion no Palácio Apostólico Vaticano em 22 de dezembro de 2021. Naquela ocasião – informou um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano – “foram discutidos alguns temas que constituem motivo de preocupação comum e diante dos quais é comum o empenho em buscar respostas humanas e espirituais concretas”.

O primeiro encontro entre o Papa e o metropolita ortodoxo havia ocorrido em 20 de março de 2013, dia seguinte ao início do ministério petrino de Francisco. Mas no decorrer dos anos tiveram lugar diversas audiências no Vaticano, entre as quais em fevereiro de 2020, e o encontro em Roma para o encontro internacional “Povos irmãos, terra futura”, organizado pela Comunidade de Sant’Egidio.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários