Francisco: o Batismo nos torna filhos de Deus, é um novo nascimento

Na celebração da Festa do Batismo do Senhor, o Papa refletiu sobre o gesto realizado por João Batista no rio Jordão e o sacramento que nos torna cristãos, que é o dom de uma vida nova, porque nos torna, em Cristo, filhos de Deus amados para sempre

Foto: Vatican Media

No Angelus do domingo, 7, na Festa do Batismo do Senhor, celebrado no Vaticano e em outros países (no Brasil será na segunda-feira, 8), o Papa encontrou-se com fiéis e peregrinos, os quais, mesmo sob chuva, foram saudar o Pontífice durante a oração mariana, na Praça São Pedro. 

Francisco, ao enfatizar a importância deste sacramento na vida dos cristãos, recordou o ato realizado no rio Jordão, onde João, chamado “Batista”, realiza um rito de purificação que significa o compromisso de deixar o pecado e se converter, e completou: “o povo vai para ser batizado com humildade, com sinceridade, com a alma e os pés descobertos, e Jesus também vai, inaugurando seu ministério, e mostra que deseja estar perto dos pecadores, que veio para eles, para nós, para todos nós!”

DEUS PURIFICA E CURA NOSSOS CORAÇÕES

O Santo Padre afirmou que nessa narração presente no evangelho  de Marcos, acontecem algumas coisas extraordinárias: “João Batista diz algo incomum, reconhecendo publicamente em Jesus, aparentemente igual a todos os outros, alguém ‘mais forte’ do que Ele, que ‘batizará no Espírito Santo’. Então os céus se abrem, o Espírito Santo desce sobre Jesus como uma pomba e, do alto, a voz do Pai proclama: ‘Tu és o meu Filho, o Amado: em ti pus a minha confiança’”.

“Tudo isso, se por um lado nos revela que Jesus é o Filho de Deus, por outro nos fala do nosso Batismo, que nos tornou filhos de Deus.”

“No Batismo, Deus vem a nós, Ele purifica e cura nossos corações, faz de nós seus filhos para sempre, seu povo e sua família, herdeiros do Paraíso. Deus se torna íntimo de nós e não nos deixa mais.”

RECORDAR A DATA DO NOSSO BATISMO

“É importante lembrar o dia do Batismo e também saber a sua data”, enfatizou o Santo Padre, “pergunto a todos vocês, que cada um reflita: será que me lembro da data do meu batismo? Se não se lembram, quando voltarem para casa, procurem saber para que nunca mais se esqueçam, porque é um novo aniversário, porque com o Batismo vocês nasceram para a vida de Graça. Agradeça ao Senhor pelo Batismo!”.

“Agradecemos ao Senhor pelos pais que nos levaram à pia batismal, por aqueles que administraram o Sacramento, pelo padrinho, pela madrinha e pela comunidade em que o recebemos. Celebrem o Batismo. É um novo aniversário.”

Antes de encerrar sua meditação, Francisco convidou os fiéis e peregrinos a se questionarem: “Estou ciente do imenso presente que trago dentro de mim por meio do Batismo? Reconheço, em minha vida, a luz da presença de Deus, que me vê como seu filho amado, como sua filha amada?”.

E por fim, o Pontífice pediu aos presentes na Praça São Pedro a realizarem um ato concreto: “em memória do nosso Batismo, vamos acolher a presença de Deus em nós. Podemos fazer isso com o sinal da cruz, que traça em nós a memória da graça de Deus, que nos ama e deseja estar conosco. Vamos fazer isso juntos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

“Maria, templo do Espírito, ajude-nos a celebrar e acolher as maravilhas que o Senhor realiza em nós”, concluiu Francisco.

APÓS O ANGELUS

O Papa em seu apelo após o Angelus, da janela do Palácio Apostólico pede oração “pela libertação incondicional de todas as pessoas atualmente sequestradas na Colômbia”.

“Esse gesto é um dever diante de Deus, e também promoverá um clima de reconciliação e paz no país.”

Em seguida, Francisco lança mais uma vez um apelo à paz, ao lembrar “da Ucrânia, de Israel, da Palestina e do mundo inteiro”.

O Pontífice expressou, ainda, sua proximidade à República Democrática do Congo pelas inundações causadas pelas fortes chuvas que, na semana passada, causaram pelo menos 300 mortes e o desabamento de quase 44 mil casas, segundo dados oficiais. Há um alerta máximo no país sobre os riscos de epidemia ligados à falta de saneamento e água potável.

Além disso, o Papa saudou as Igrejas no Oriente que seguem o calendário juliano e que hoje “celebram o Santo Natal em um espírito de alegre fraternidade”:

“Desejo que o nascimento do Senhor Jesus encha-nos de luz, caridade e paz”

Por fim, o Bispo de Roma estendeu sua oração “a todas as crianças que estão recebendo o Santo Batismo nestes dias”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários