Esta foi a pergunta feita pelo Papa Francisco na sexta-feira, 2, em seu perfil oficial no X. Ele, então, convidou os fiéis a pedirem ao Senhor “a graça de saber como rezar uns pelos outros”.
O Santo Padre publicou esta mensagem como parte do Ano de Oração 2024, que ele propôs como preparação para o Jubileu da Esperança 2025.
O Pontífice inaugurou o atual Ano de Oração em 21 de janeiro e, desde então, ele tem convidado os fiéis a se colocarem diante da presença do Senhor em inúmeras ocasiões, especialmente por meio da hashtag #YearofPrayer.
Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco reiterou frequentemente a importância de evitar reclamar dos outros e da “fofoca”, que ele se referiu como “uma praga na vida das pessoas”.
Por ocasião de uma oração do Angelus em setembro passado, ele lamentou que “a primeira coisa que geralmente é criada em torno daqueles que cometem erros é a fofoca, na qual todos descobrem o erro, com todos os detalhes, exceto a pessoa afetada. Isso não está certo e não agrada a Deus”, afirmou.
“Não me canso de repetir que a fofoca é uma praga na vida das pessoas e das comunidades, porque traz divisão, sofrimento e escândalo, e nunca ajuda [as pessoas] a melhorar e crescer”, reiterou o Santo Padre.
Em outra ocasião, ele alertou que a fofoca é um “veneno mortal” e algo “muito ruim” que destrói a “comunhão humana”.
O Santo Padre aconselhou: “Nunca falem mal uns dos outros. Se vocês têm um problema com um irmão, vão e digam a ele, cara a cara. E se vocês não conseguem fazer isso, engulam, mas não saiam por aí espalhando inquietação que faz mal e destrói”.
Fonte: ACI Prensa