Francisco: o que muda uma vida é o encontro com o Senhor

Na audiência geral da quarta-feira, 29, Francisco destacou a figura de São Paulo e sua paixão pelo Evangelho que o levou a ser chamado de Príncipe dos Apóstolo, que faz uma experiência de ‘queda e ressurreição” no Senhor

Foto: Vatican Media

O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre “A paixão de evangelizar: o zelo apostólico do fiel”, na Audiência Geral desta quarta-feira (29/03), realizada na Praça São Pedro.

A figura de São Paulo foi central neste encontro semanal com os fiéis, pois o Apóstolo dos Gentios testemunhou o que significa ter paixão pelo Evangelho.

O ESPÍRITO SANTO PODE MUDAR NOSSOS CORAÇÕES

“No primeiro capítulo da Carta aos Gálatas, assim como na narração dos Atos dos Apóstolos, observamos que seu zelo pelo Evangelho aparece depois de sua conversão, e substitui seu zelo precedente pelo judaísmo. Saulo, primeiro nome de Paulo, já era zeloso, mas Cristo converte o seu zelo: da Lei ao Evangelho”, disse Francisco.

“No caso de Paulo, o que o mudou não foi uma simples ideia ou uma convicção: foi o encontro, esta palavra, foi o encontro com o Senhor ressuscitado – não se esqueçam disto, o que muda uma vida é o encontro com o Senhor – para Saulo foi o encontro com o Senhor ressuscitado que transformou todo o seu ser. A humanidade de Paulo, sua paixão por Deus e sua glória não são aniquiladas, mas transformadas, ‘convertidas’ pelo Espírito Santo. O único que pode mudar nossos corações é o Espírito Santo”.

TORNAR-SE CRISTÃO NÃO É UMA MAQUIAGEM

“E assim para todos os aspectos de sua vida. Como acontece na Eucaristia: o pão e o vinho não desaparecem, mas tornam-se o Corpo e o Sangue de Cristo. O zelo de Paulo permanece, mas se torna o zelo de Cristo. O significado muda, mas o zelo é o mesmo”, sublinhou Francisco.

“Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. Este é o significado de ser uma nova criatura. Tornar-se cristão não é uma maquiagem que muda o rosto, não! Se você é cristão, seu coração muda, mas se você for cristão de aparência, isso não funciona. Cristãos de maquiagem, não, não. A verdadeira mudança é a do coração. E isso aconteceu com Paulo.”

Segundo o Papa, a “paixão pelo Evangelho não é questão de compreensão ou de estudos – você pode estudar toda a Teologia que quiser, pode estudar a Bíblia e tudo mais e virar um ateu ou mundano, não é questão de estudos. Na história houve muitos teólogos ateus! Estudar serve, mas não gera a nova vida da graça. Converter-se significa refazer aquela mesma experiência de ‘queda e ressurreição’ que Saulo/Paulo viveu e que está na origem da transfiguração do seu zelo apostólico”.

A seguir, Francisco disse que “muitas vezes ouvimos comentários sobre as pessoas: ‘Mas olha aquele ali, era um miserável e agora é um bom homem, uma boa mulher. Quem o mudou? Jesus. Ele encontrou Jesus. Se Jesus não entrou na sua vida ela não mudou. Você vai ser um cristão de fora. Jesus tem que entrar e isso muda você. Foi o que aconteceu com Paulo. Encontrar Jesus. Por isso, Paulo disse que o amor de Cristo nos impele, nos leva adiante. O mesmo aconteceu com todos os santos, a mudança. Quando encontraram Jesus foram em frente”.

UM CATÓLICO ELEGANTE NÃO É SANTO

Depois, o Papa fez mais uma reflexão sobre a mudança que aconteceu em Paulo, “que de perseguidor se tornou apóstolo de Cristo”. “Quando iluminado pelo Ressuscitado, descobre que foi “blasfemo e violento”. Então ele começa a ser realmente capaz de amar”, disse Francisco, acrescentando:

“E este é o caminho. Se um de nós disser: ‘Ah! Obrigado Senhor, porque sou uma pessoa boa, faço coisas boas, não cometo pecados grandes’. Este não é um bom caminho, este é um caminho de autossuficiência.  É um caminho que não justifica a pessoa. Ele é um católico elegante, mas um católico elegante não é um católico santo, ele é elegante. O verdadeiro católico, o verdadeiro cristão é aquele que recebe Jesus dentro de si, e Ele muda o seu coração”.

Por fim, o Papa convidou a todos a se perguntarem: “O que Jesus significa para mim? Deixo-o entrar no meu coração ou apenas o mantenho por perto, mas não tanto dentro? Deixei que Ele me mudasse ou Jesus é somente uma ideia, uma teologia que vai adiante?” “O zelo é isso: quando alguém encontra Jesus sente o fogo e como Paulo deve pregar Jesus, deve falar de Jesus, deve ajudar as pessoas, deve fazer coisas boas. Quando alguém encontra a ideia de Jesus, permanece um ideólogo do cristianismo e isso não justifica, só Jesus nos justifica. Que o Senhor nos ajude a encontrar Jesus, e que esse Jesus de dentro mude a nossa vida e nos ajude a ajudar os outros”, concluiu Francisco.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários