Melhoram as condições de saúde do Papa, mas ele não conduzirá o Angelus

Francisco, de 88 anos, está internado em um hospital em Roma recuperando-se de uma bronquite

Fachada do Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado o Papa (foto: Vatican Media)

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou na tarde do sábado, 15, que houve melhoras nas condições de saúde do Papa Francisco, que está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para tratar de uma bronquite, a qual tem dificultado sua respiração nos últimos dias.

“O Papa Francisco descansou toda a noite. Não apresentou episódio febril algum. Os exames realizados durante o dia confirmaram a infecção nas vias respiratórias”, consta no comunicado, no qual se informa, também, que “os exames laboratoriais de hoje mostram melhorias de alguns indicadores”.

Na manhã do sábado – prossegue o comunicado – o Papa recebeu a Eucaristia e depois teve uma rotina alternando repousos, orações e leituras.

ANGELUS DO DOMINGO

Papa reza o Angelus no Vaticano (Arquivo Vatican Media)

Ainda de acordo com a Sala de Imprensa, como a equipe médica recomendou que o Pontífice permaneça em absoluto repouso, ele não conduzirá a oração do Angelus, no domingo, 16. “Entretanto, ele tem a intenção de enviar o texto do Angelus para publicação”.

Por fim, a Santa Sé comunica que o Papa está sendo informado das numerosas mensagens de proximidade e afeto a ele endereçadas e que “expressa sua gratidão, ao mesmo tempo em que pede que se siga rezando por ele”.  

Entre as mensagens que o Pontífice recebeu está a da Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam).

“Nestes momentos em que o Senhor quis uni-lo mais estreitamente à cruz da fragilidade humana, estamos seguros de que ele está recebendo cuidados adequados e confiamos que se recuperará em breve”, escreveram os bispos do Celam, cuja presidência atual é do Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB.

Os prelados lembraram que as orações por sua saúde feitas por milhares de pessoas no mundo inteiro são um sinal de que Francisco “está em nossos corações como pai e pastor” e reafirmaram que rezam pelo Santo Padre “para que sinta a força e o conforto do Senhor, e que Ele lhe dê muita paciência”, e confiaram-lhe à materna intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.

(Com informações do Vatican News – em Português e Espanhol)

Deixe um comentário