
Na segunda-feira, 15, os membros da Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) em audiência privada.
“Pudemos compartilhar com o Papa as iniciativas que estamos desenvolvendo e nossos desafios”, disse o Cardeal Jaime Spengler, Presidente do Celam, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Porto Alegre.
A ocasião também serviu para expressar gratidão ao Santo Padre e felicitar o Vigário de Cristo pelo recente aniversário de 70 anos.
TÓPICOS NA AGENDA
Dom Lizardo Estrada, Secretário-geral do Celam e Bispo auxiliar de Cusco, no Peru, explicou que foi um momento de familiaridade, porque o Santo Padre “tem alma latino-americana; nos recebeu com muito carinho e proximidade”.
Como faz a cada dois anos, a Presidência do Celam apresentou a Sua Santidade um relatório sobre seu trabalho na América Latina, sua colaboração com os episcopados, os encontros regionais realizados no início do ano e as realidades sociopolíticas que afetam os países da região.
Eles também apresentaram os resultados do trabalho realizado pelos bispos latino-americanos, apoiados pela conferência episcopal brasileira e pelas diversas redes territoriais apoiadas pelo Celam, em preparação à COP30 sobre mudanças climáticas, que será realizada em Belém (PA), no Brasil. Uma agenda comum que eles compartilham com seus colegas na África e na Ásia no documento sobre justiça climática versus falsas soluções ecológicas no sul global.
RECEPÇÃO DO SÍNODO
Dom Estrada indicou que os bispos apresentaram ao Papa uma prévia de todo o processo sinodal da América Latina e do Caribe após a publicação do Documento Final do Sínodo 2021-2024.
Nesse sentido, o Celam instituiu um comitê de liderança continental que, a partir de diversos âmbitos, promove a recepção do sínodo como conversação espiritual, o processo com as conferências episcopais na formação de equipes nacionais.
Também foram apresentadas ao Papa todas as publicações produzidas por meio da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral (ERTP), universidades católicas e do Centro de Gestão do Conhecimento, com apoio da Editora Celam.
Recentemente, o Centro Teológico Cebitepal lançou um ecossistema de formação em sinodalidade chamado “Juntos-juntos-insieme”, no qual diversas entidades eclesiais promovem a preparação de paróquias, comunidades e instituições.
No final do encontro, o Papa enalteceu todos esses acontecimentos e encorajou os bispos a continuarem trabalhando juntos, promovendo o trabalho em rede e apoiando os episcopados.
O Pontífice exprimiu ainda o desejo de que o Celam continue promovendo a renovação da Igreja a partir de seu papel profético e missionário, como “sempre fez ao longo de seus 70 anos”, para saber ler os sinais dos tempos.
Fonte: ADN Celam