Ministério de catequista será instituído na Igreja pelo Papa Francisco

Motu proprio “Antiquum ministerium” deve ser publicado em 11 de maio

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO (registro anterior à pandemia de COVID-19)

A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou que na próxima terça-feira, dia 11, será apresentado o motu proprio “Antiquum ministerium”, pelo qual o Papa Francisco irá instituir o ministério de catequista na Igreja.

Em 2018, em uma mensagem de vídeo aos participantes de uma conferência internacional sobre o tema da Catequese, Francisco já havia declarado que “o catequista é uma vocação” e que “esta forma de serviço que se realiza na comunidade cristã” deveria ser reconhecida “como um verdadeiro e genuíno ministério da Igreja”.

A apresentação do motu próprio à imprensa terá a participação do Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e de Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, delegado para a Catequese do dicastério.

O ministério

O motu proprio estabelecerá formalmente o ministério de catequista, desenvolvendo a dimensão evangelizadora dos leigos desejada pelo Concílio Vaticano II.

Um papel ao qual, disse Francisco na vídeo-mensagem, cabe a responsabilidade do “primeiro anúncio”. Em um contexto de “indiferença religiosa – o Papa havia indicado – sua palavra será sempre o primeiro anúncio, que atinge os corações e mentes de tantas pessoas que estão esperando para encontrar Cristo”.

Uma dimensão comunitária

Um serviço a ser vivido com intensidade de fé e em dimensão comunitária, como foi sublinhado em 31 de janeiro passado na audiência aos participantes do encontro promovido pelo Departamento Catequético Nacional da Conferência Episcopal Italiana.

“Este é o momento de ser artífices de comunidades abertas que sabem valorizar os talentos de cada um. É o tempo para as comunidades missionárias, livres e abnegadas, que não procuram relevância nem vantagem, mas que percorrem os caminhos do povo do nosso tempo, inclinando-se sobre os que estão à margem”, disse à época

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários