O Papa na Cop28: publicado o programa oficial da viagem a Dubai

Francisco estará na cidade dos Emirados Árabes Unidos de 1º a 3 de dezembro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, onde fará o único discurso programado para o sábado, dia 2. Também estão programados encontros bilaterais privados e a inauguração do pavilhão da Santa Sé na Expo City

Vista de Dubai (Foto: Vatican Media)

Um único discurso, o da Cop28, uma saudação e alguns encontros bilaterais privados. A Sala de Imprensa vaticana divulgou esta quinta-feira, 9 de novembro, o programa oficial da breve viagem do Papa Francisco a Dubai, de 1º a 3 de dezembro, por ocasião da Conferência dos Estados partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (Cop28).

O Papa partirá do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino na manhã de sexta-feira, 1º de dezembro, às 11h30 locais (7h30 de Brasília), com destino a Dubai. A aterrissagem na cidade dos Emirados está prevista para as 20h25 locais no Aeroporto Internacional Dubai/World Central, onde o Santo Padre será recebido.

O discurso na Cop28

O ponto central de toda a viagem será no sábado, 2 de dezembro, quando Francisco discursará para os chefes de várias nações reunidos na Expo City na Cop28. O Papa chegará às 10 horas e fará um discurso. Às 10h30, segundo o programa, estão previstos os encontros bilaterais privados, que continuarão na parte da tarde, a partir das 15h30min.

Inauguração do Pavilhão da Fé

No domingo, 03 de dezembro, o Papa inaugurará, às 9 horas, o “Pavilhão da Fé” na Expo City, que tem seis objetivos principais na Cop28: inspirar o poder das religiões e dos líderes religiosos como agentes de mudança para a ação climática; destacar ações concretas de instituições e comunidades religiosas para conter a mudança climática com indicadores mensuráveis e um mecanismo de monitoramento; promover uma coalizão global de líderes religiosos trabalhando juntos para a ação climática; incentivar os líderes religiosos a se engajarem no diálogo político e inspirar a ambição climática entre as delegações políticas; alcançar um alinhamento histórico por trás do apelo à ação pelo clima; unificar e maximizar a ação coletiva dos atores religiosos presentes na COP 28. Uma saudação do Papa está programada para a ocasião.

Às 10h15, Francisco se transferirá para o Aeroporto Internacional Dubai/World Central para a cerimônia de despedida. A partida para Roma está programada para as 10h45; a chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino será às 14h40 locais (10h40 de Brasília).

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários