O Papa: que a vida consagrada seja sempre festa do encontro com Cristo

Com sua mensagem, Francisco deseja “abraçar neste momento todos os irmãos e irmãs consagrados de todas as partes do mundo”. “Quando vocês ouvirem esta mensagem, estarei em missão na República Democrática do Congo e sei que suas orações me acompanharão”, escreve o Papa, recordando o tema do Dia Mundial da Vida Consagrada deste ano, “Irmãos e irmãs para a missão”.

Foto: Vatican Media

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos consagrados, na quinta-feira, 2, Dia Mundial da Vida Consagrada e festa litúrgica da Apresentação do Senhor.

A missa solene do Dia Mundial da Vida Consagrada foi presidida pelo prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, na tarde de quinta-feira, na Basílica de Santa Maria Maior.

Todos os carismas são para a missão

Com sua mensagem, o Papa deseja “abraçar neste momento todos os irmãos e irmãs consagrados de todas as partes do mundo”. “Quando vocês ouvirem esta mensagem, estarei em missão na República Democrática do Congo e sei que suas orações me acompanharão”, escreve o Papa, recordando o tema do Dia Mundial da Vida Consagrada deste ano, “Irmãos e irmãs para a missão”. “Todos juntos somos membros da Igreja, e a Igreja está em missão desde o primeiro dia, enviada pelo Senhor Ressuscitado, e assim estará até o último dia, com a força do seu Espírito”, ressalta o Pontífice.

“No Povo de Deus, enviado a levar o Evangelho a todos os homens, vocês, consagrados, têm um papel especial, que vem do dom particular que receberam: um dom que confere ao seu testemunho um carácter e um valor especiais, pelo fato de vocês serem totalmente dedicados a Deus e ao seu Reino, na pobreza, virgindade e obediência. Se na Igreja cada um é uma missão, cada um e cada uma de vocês o é com uma graça especial como pessoa consagrada”, escreve ainda o Papa.

“Além deste dom fundamental, a sua missão se enriquece com os carismas de seus institutos e sociedades, com os carismas de seus fundadores e fundadoras. Na sua maravilhosa variedade, eles são todos dados para a edificação da Igreja e para a sua missão.”

“Todos os carismas são para a missão, e o são com a incalculável riqueza da sua variedade, para que a Igreja possa testemunhar e anunciar o Evangelho a todos e em todas as situações”, sublinha o Papa.

Festa do encontro com Cristo

O Papa recorda que os consagrados celebram no Dia Mundial da Vida Consagrada “a festa do Encontro”. “Que a Virgem Maria nos obtenha a graça de que a nossa vida de consagrados seja sempre festa do encontro com Cristo, e assim, como ela, poderemos levar a todos a luz de seu amor: a sua luz, não a nossa! Levar Ele, não a nós mesmos”, ressalta. O Santo Padre conclui sua mensagem, agradecendo aos consagrados “pelo que são e pelo que fazem”, e incentivando-os a “prosseguir em sua missão profética”.

Fonte: Vatican News

Leia mais
Papa: a vida consagrada é árida se ‘nos servirmos’ em vez de ‘servir’
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários