Em visita pastoral à cidade italiana de Verona, Francisco presidiu a missa da Vigília de Pentecostes, no sábado, 18, e refletiu sobre o Espírito Santo. Referindo-se à passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos (19,1-2), recordou que quando São Paulo perguntou a uma comunidade cristã se tinham recebido o Espírito Santo, eles responderam: “O que é o Espírito Santo?”
Assim definiu o Pontífice: “Irmãos e irmãs, o Espírito Santo é o protagonista da nossa vida! É aquele que nos leva adiante, que nos ajuda a caminhar em frente, que nos faz desenvolver a vida cristã.”
No estádio Bentegodi de Verona, o Papa disse que “o Espírito Santo está dentro de nós”, recebido por meio do Batismo, mas é preciso colocar-se à sua disposição e ouvi-Lo dentro de si. “Eu escuto o Espírito que move o meu coração?”
Da mesma forma que o Espírito Santo mudou a vida dos apóstolos, comentou o Papa, pode também transformar cada pessoa. “Às vezes, somos como água morna, nem quente nem fria”, disse. “Os apóstolos, que tinham tanto medo, quando receberam o Espírito Santo foram adiante, com coragem, a pregar o Evangelho. O Espírito Santo nos dá coragem para viver de maneira cristã.”
Além da celebração eucarística, em sua visita de um dia à cidade de Verona, o Papa também teve encontros com as autoridades locais, sacerdotes e consagrados, um momento com jovens e crianças e um diálogo sobre a paz. Como tem sido tradição, ele também visitou uma penitenciária local e teve um encontro com detentos.