Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém envia ajuda financeira à Terra Santa

Local que tem sua economia pautada no turismo foi fortemente atingido pela crise sanitária do novo coronavírus

Vatican News

Diante da pandemia de COVID-19, a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, por meio de seus 30 mil membros, enviou, recentemente, uma ajuda financeira extra no valor 3 milhões de euros.

Com a doação, mais de 2,4 mil famílias distribuídas em cerca de 30 paróquias foram beneficiadas. Destas, 1.238 que residem na Jordânia, e 1.180 na Palestina tiveram o apoio destinado à quitação de mensalidades escolares.

O valor arrecado soma-se à ajuda habitual que a Ordem fornece à Diocese de Jerusalém.

LEIA TAMBÉM

Custódia da Terra Santa atua para evitar êxodo de cristãos

DEFESA DA FÉ

Com sede na Cidade do Vaticano, a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém é uma associação internacional de fiéis sob a defesa da Santa Fé e tem como missão, a prática da vida Cristã, em fidelidade com o Santo Padre, e obediência as doutrinas da Igreja. Com isso, uma de suas principais características é a assistência à Terra Santa.

Possui, assim, as personalidades jurídicas, canônica e pública, constituída pela Santa Sé, pela Lei Canônica 312, parágrafo 1:1.

Sendo a única instituição secular do Vaticano com responsabilidade ao Patriarcado Latino de Jerusalém, as doações realizadas por seus membros são o principal recurso de financiamento de suas instituições.

‘RESPOSTA GENEROSA’

Em entrevista ao Vatican News, o Cardeal Fernando Filoni, Grão-Mestre da Ordem do Santo Sepulcro, afirmou que para os integrantes da associação, a Terra Santa representa a “Igreja Mãe”, por isso, deve ser preservada.

“Não podemos permitir que se torne simplesmente um sítio arqueológico que nos ajude a lembrar da encarnação, da história da salvação. Queremos que a presença cristã seja mantida viva nesses lugares santos: é um bem para toda a Igreja e para toda a humanidade. Para a nossa ordem, este compromisso deriva precisamente do mandato que os Pontífices nos deram: é uma de nossas missões ao lado da santificação da vida pessoal de nossos membros”.

O Cardeal Filoni contou que com a pandemia, os membros se questionaram sobre como inibir os efeitos desta crise no local, decidindo, pois, pela angariação extra, o que ele definiu como uma “reposta generosa”, que “não pode sequer ser quantificada no que foi coletado materialmente. É um grande ato de generosidade da parte de nossos membros, da parte da Ordem”, refletiu.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA

Conheça mais sobre a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários