É importante que todo cristão se lembre da data do seu Batismo, porque por meio desse sacramento “Deus vem em nós, purifica, cura o nosso coração, nos faz filhos seus para sempre, seu povo, sua família, herdeiros do Paraíso.” Assim afirmou o Papa Francisco na oração do Angelus do domingo, 7, data em que na Itália e no Vaticano se celebrou a Solenidade do Batismo do Senhor.
“Deus vem, íntimo em nós, e nunca mais se vai”, declarou o Pontífice. Ele disse, ainda, que o dia do batizado é como um novo aniversário, “pois com o seu Batismo você nasceu para a vida da graça”. É preciso que cada pessoa batizada se pergunte: “Sou consciente do dom imenso que levo em mim por meio do Batismo? Reconheço, na minha vida, a luz da presença de Deus, que me vê como seu filho amado, como sua filha amada?”
O Papa convidou todos a “acolher a presença de Deus em nós”, por exemplo, fazendo o sinal da cruz e dizendo as palavras que o caracterizam: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” No mesmo dia, como é tradição, o Papa batizou algumas crianças durante a Santa Missa celebrada na Capela Sistina, no Vaticano.