Papa batiza 16 crianças: a fé deve ser acolhida com inocência e abertura de coração

No domingo, 7, na Festa do Batismo do Senhor (que no Brasil será celebrada na segunda-feira, 8),  Francisco presidiu missa na Capela Sistina e conferiu o sacramento do Batismo a crianças

Foto: Vatican Media

No Vaticano e em outros países, no domingo, 7, é celebrada a festa do Batismo do Senhor, que encerra o tempo do Natal. Por esta ocasião, o Papa presidiu na Capela Sistina o tradicional rito que recorda o Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão.

A esplendorosa Capela, adornada com afrescos de Michelangelo e famosa por sediar celebrações singulares, como o Conclave para eleger um novo Pontífice, acolheu 16 crianças, filhos e filhas de funcionários do Vaticano, acompanhadas por seus familiares, que receberam o primeiro sacramento da iniciação cristã.

AS CRIANÇAS SÃO PROTAGONISTAS

Em sua breve homilia, pronunciada de forma espontânea, o Santo Padre enfatizou que as crianças são o centro desta celebração:

“Estamos aqui para batizar, para dar o dom da fé às nossas crianças. Elas são as protagonistas dessa cerimônia: podem falar, andar, gritar… Elas que comandam, porque é a festa delas e elas receberão o mais belo presente: o dom da fé, o dom do Senhor”, comentou.

Francisco, deixando todos à vontade, completou: “se as crianças chorarem – no momento estão em silêncio, mas basta que uma dê a nota, o ‘concerto’ começa –, deixe-as chorar; se tiverem fome, podem amamentá-las, tranquilamente, aqui. Se estiverem com calor, tire seus casacos – às vezes o calor incomoda”.

“Essas crianças são as protagonistas, porque hoje elas também nos darão o testemunho de como a fé é recebida: com inocência, com abertura de coração.”

O DOM DA FÉ CRESCE COM O TESTEMUNHO

Dirigindo-se aos pais e padrinhos, o Papa pediu que, com o testemunho de suas vidas, eles estejam presentes na vida de seus filhos e afilhados: “Que vocês os ajudem a crescer e os acompanhem em seu desenvolvimento, pois esta é uma maneira de contribuir para que a fé cresça neles”.

Ao concluir, o Pontífice agradeceu às famílias “por seu testemunho”, por levarem as crianças “para receber a fé”.

UM ÚLTIMO PEDIDO

“Antes de lhes dar a bênção, agradeço-lhes por terem iniciado a vida de seus filhos com o Batismo. E eu vos peço que eles saibam a data do Batismo, porque é a data do nascimento. Além disso, se eu perguntar a cada um: ‘Qual é a data de seu nascimento?’, não sei se todos serão capazes de respondê-la. No entanto, considerem isto: a data de nascimento espiritual é como um aniversário, é a data em que receberam a graça do Senhor e se tornaram cristãos. Transmitam isso às crianças para que possam celebrar essa data todos os anos”.

TRADIÇÃO INICIADA POR SÃO JOÃO PAULO II

O costume de batizar os filhos dos funcionários da Santa Sé foi instituído por São João Paulo em 11 de janeiro de 1981 com a Missa presidida na Capela Paulina do Palácio Apostólico.

Em 1983, o Papa presidiu a Missa pela primeira vez com o rito do batismo de algumas crianças na Capela Sistina.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários