Papa: cuidado da casa comum e fraternidade são as vias para sair da crise

Mensagem do Papa Francisco aos participantes do Encontro mundial das Comissões Justiça e Paz, que se reúnem para compartilhar experiências, avaliações e propostas para a era pós-Covid.

Vatican Media

Esperança, determinação e criatividade: estes são os votos do Papa Francisco aos participantes do Encontro mundial das Comissões Justiça e Paz.

A finalidade do evento – que se realiza esta quarta e quinta de maneira virtual – é compartilhar experiências, avaliações e propostas nesta fase de crise global, à luz das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti.

De modo especial, Francisco cita dois seus predecessores: Paulo VI e João Paulo II. O primeiro instituiu a Pontifícia Comissão Justiça e Paz e, o segundo, a reformou, sempre com a missão de servir ao desenvolvimento humano integral.

Com efeito, disse o Papa, em todas as partes do mundo, o desenvolvimento integral – e portanto a justiça e a paz – pode ser construído através destas duas vias: o cuidado da casa comum e a fraternidade e a amizade social. Duas vias que têm sua origem no Evangelho de Cristo, mas sobre as quais podem caminhar juntos homens e mulheres de outras confissões e religiões ou sem credo.

“Portanto, eu os encorajo a levar avante este trabalho com esperança, determinação e criatividade. E o faço bem sabendo quanto seja difícil o contexto atual, caracterizado pela crise sanitária e social devido à pandemia da Covid-19 e por antigos e novos focos de conflito.”

A crise atual, prosseguiu, revelou numerosas contradições do sistema econômico e político, enquanto persistem desafios irresolutos que requerem o empenho conjunto de inúmeras categorias.

Francisco concluiu confiando todos os participantes à materna proteção de Nossa Senhora, Rainha da Paz, e concedendo sua bênção apostólica.

Os cinco continentes

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral convovou especialistas e representantes das Conferências Episcopais do mundo, com a participação da Pastoral Social, da União dos Superiores Gerais e da coordenação regional da Cáritas.

O encontro mundial será realizado em duas partes: na manhã desta quarta-feira para a Europa, Oceânia, África e Ásia; e na tarde de quinta-feira, para a América Latina e o Caribe, Canadá e Estados Unidos.

(Com informações de Vatican News)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter