Papa envia mensagem ao Patriarca Bartolomeu

Principal líder da Igreja Ortodoxa foi eleito há 30 anos da sua eleição e é uma das vozes mais fortes em favor do meio ambiente

Vatican Media

O Papa Francisco parabenizou o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, principal líder da Igreja Ortodoxa, pelo aniversário de 30 anos da sua eleição. Na mensagem enviada na sexta-feira, 22, ele afirmou ter um “vínculo pessoal profundo” e uma “amizade fraterna” pelo Patriarca, Arcebispo de Constantinopla e, segundo a tradição ortodoxa, sucessor do apóstolo André.

A relação entre Francisco e Bartolomeu atualmente vai além do diálogo institucional entre as duas igrejas: eles se encontram com frequência e trocam correspondência regularmente.

“Aprecio seu compromisso com a proteção da criação e sua reflexão sobre esse assunto, da qual aprendi muito”, diz o Papa no texto. Em mais de uma ocasião, ele atribuiu a Bartolomeu a inspiração para a encíclica Laudato Si’ (“Louvado Seja”), sobre o “cuidado da casa comum”. Antes mesmo de Francisco, o patriarca ortodoxo já levantava questões de fé e meio ambiente semelhantes em seus escritos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários